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dc.contributor.advisorCésar, Ana Cristina Gobbopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Adriano Marciuspt_BR
dc.date.accessioned2023-05-29T11:56:08Z-
dc.date.available2023-05-29T11:56:08Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/874-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Ana Cristina Gobbo Césarpt_BR
dc.descriptionCoorientação: Profa. Dra Maria Aparecida Campos Diniz de Castropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrados) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em 2007, iniciou-se no Estado de São Paulo uma reforma curricular com aspirações de aumentar a qualidade da educação nas escolas estaduais. A partir de 2008 e 2009, entram em cena, respectivamente, os Cadernos do Professor e do Aluno, importantes elementos desta nova política curricular, que têm o papel de orientar e enriquecer a prática didática dos professores das escolas estaduais por meio da sugestão de situações de aprendizagem. Diante deste contexto, o objetivo da presente pesquisa foi o de identificar como os professores de Biologia avaliaram e incorporaram os cadernos didáticos em sua prática docente. Esta pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo e uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionário e entrevista semi-estruturada. Na análise dos dados do questionário, utilizou-se da estatística descritiva, e para as entrevistas, utilizou-se da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2008) e auxiliada pelo software ALCEST©. Os resultados da pesquisa apontam que os professores de Biologia avaliaram positivamente os seguintes aspectos dos cadernos didáticos: formatação conceitual, formatação pedagógica, estratégias de construção do conhecimento e respeito à ética e cidadania. Também apontam que os professores estão utilizando os cadernos frequentemente, embora haja algumas dificuldades na aplicação: não encontram livros didáticos que tragam a mesma sequência de conteúdo; consideram que algumas situações de ensino são descontextualizadas em relação a realidade de suas escolas e criticam a seleção e o sequenciamento de conteúdo proposto. A visão que os professores têm em relação aos cadernos é variada, alguns esperam que estes se tornem apostilas de ensino, ao invés de continuarem como guias curriculares que são. Outros destacam o efeito positivo de se trabalhar com guias curriculares, pois estimulam a busca de novos conhecimentos e o aperfeiçoamento de suas ações pedagógicas. Conclui-se que os cadernos didáticos são parte de um contexto de ação docente que se encontra em transição, onde alguns continuam ligados aos modelos tradicionais de ensino e outros buscam a reconstrução de suas práticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In 2007, started in the State of São Paulo a curriculum reform with aspirations to increase the quality of education in schools. Since 2008 and 2009, come into play, respectively, Teacher's Book and Student's Book, important elements of the new curriculum policy, which have the role to guide and enrich the teaching practice of teachers in public schools by suggesting learning situations. The objective of this research was to identify how Biology teachers evaluated and incorporated the curriculum notebooks in their teaching practice. This study had an exploratory, descriptive and qualitative approach. For data collection it used a questionnaire and a semi-structured interview. For the analysis of the questionnaire data, it used descriptive statistics, and for interviews, it used content analysis proposed by Bardin (2008), aided by software Alcest©. The survey results indicate that Biology teachers had evaluated positively the following aspects of curriculum notebooks: conceptual and pedagogical formatting, strategies to build the knowledge and the respect of ethics and citizenship. Also it indicates that teachers are applying the notebooks often, although there are some difficulties in the application: there are not textbooks that brings the same sequence of content; they consider that some learning situations are decontextualized about the reality of their schools and they also criticize the selection and sequencing of content. The sense that teachers have about notebooks is varied, some expect that the notebooks become educational handouts, rather than continue as curriculum guides. Others highlight the positive effect of working with a curriculum guides, as they stimulate the acquisition of knowledge and improvement of its educational activities. We conclude that the notebooks are part of an educational context that is in transition, where some teachers remain connected to the traditional teaching models and others seek to the reconstruction of their practicespt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-29T11:56:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriano Marcius Ferreira_seg.pdf: 4223140 bytes, checksum: 9b336791be4df259721e28f59ba01983 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent200 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEstudo e ensino de biologiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleAvaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherCogo, Karinapt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherPlacco, Vera Maria Nigro de Souzapt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humanopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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