Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/881
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Eliane Freire dept_BR
dc.contributor.authorBraga, Raimunda Nonata Fortespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-01T19:01:07Z-
dc.date.available2019-08-01T19:01:07Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/881-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: As cantigas de roda, entendidas como manifestações culturais populares, expressam sentimentos de regionalidade, de ascendência e de originalidade, traduzindo o enraizamento dos saberes e das experiências cotidianas do indivíduo e do grupo social de pertencimento. Caracterizadas como práticas culturais, as cantigas de roda carregam elementos que perpassam as gerações e se movimentam no tempo e espaço. Esta pesquisa se propõe a analisar as Representações Sociais (RS) de docentes e de pais de alunos sobre as cantigas de roda brincadas e cantadas no âmbito das escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Educação de Chapadinha, no Maranhão. As Representações Sociais, nesta pesquisa, adquirem um caráter central, pois permitem reconhecer, a um só tempo, a importância das cantigas de roda como práticas culturais e didático-pedagógicas, que propiciam a valorização da cultura local e o resgate de valores que tendem ao desaparecimento na atual modernidade em que se vive. A pesquisa exploratória e descritiva orienta-se por um plano, que reúne como instrumentos de coleta de dados as entrevistas semi-estruturadas com os professores, os encontros com os grupos focais dos pais de alunos, previamente marcados e organizados de acordo com suas disponibilidades de tempo e de espaço, bem como a análise dos documentos oficiais que estabelecem os saberes a serem trabalhados nos 1º e 2º anos do ensino fundamental das Escolas do Campo da cidade em questão, além de notas de campo, resultante de observações realizadas in loco. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, sob a perspectiva teórica que orienta esta abordagem, oferecendo como resultado a compreensão que as cantigas de roda atendem às necessidades lúdicas dos alunos, porque, como práticas culturais, nelas encontram as possibilidades que podem guiar os seus interesses de aprendizagens, de socialização, de trocas intersubjetivas, que, para eles, são significativas, porque se vêem e se encontram dentro das perspectivas do contexto vivenciado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Nursery Rhymes are understood as popular demonstrations and express feelings of regionality, ascendancy and originality, reflecting the rooting of acquirements and everyday experiences of the individual and the social group of belonging. Characterized as cultural practices, the nursery rhymes carry elements that cross generations and move in time and space. This research aims to analyze the Social Representations (SR) of teachers and parents of students on the played and sung nursery rhymes within schools that belong to the Sistema Municipal de Educação de Chapadinha, in Maranhão. The Social Representations in this research acquire a main character, because they allow recognizing at the same time the importance of nursery rhymes as a cultural practice and a didactic teaching, which provides the appreciation of the local culture and the rescue of values that tend to disappear on the current modernity in which we live. The exploratory and descriptive research is guided by a plan that gathers as instruments of data collection semi-structured interviews with teachers, meetings with focus groups of parents of students, previously marked and organized according to their availability of time and space, as well as the analysis of official documents that establish the guidelines to be worked in the first and second years of elementary school (Escolas do Campo) of the city of Chapadinha, besides observation reports, resulting from remarks made in situ. The data comprehension was performed by content analysis underneath the theoretical perspective that guides this approach, providing as a result the understanding that nursery rhymes meet childhood needs of the students because as cultural practices where they find the possibilities that can guide their learning, socialization and intersubjective exchanges interests, which, for them, are significant because they see themselves and find themselves within the perspectives of experienced context.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-01T19:01:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raimunda Nonata F Braga_seg.pdf: 4839828 bytes, checksum: 9b4902e9072a14b25b32501e214872c5 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent203 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humanopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCantigas de rodapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subject.cnpqINTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADESpt_BR
dc.titleCantigas de roda em tempos de alta modernidade : representações sociais dos docentes e dos pais de alunos das escolas do campo em Chapadinha (MA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherToledo, Maria Fátima de Melopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Raimunda Nonata F Braga_seg.pdf4.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons