Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Júlia Ferreira Xavierpt_BR
dc.contributor.authorSabatino, Juraci Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-26T19:35:42Z-
dc.date.available2023-09-26T19:35:42Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/884-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Julia Ferreira Xavier Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Departamento Ciências Agrárias, Taubaté, 2007.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação identifica contribuições da Psicologia Ambiental para Programas de Educação Ambiental descritos em dissertações do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté, defendidas no período 2001-2006. Das 125 dissertações foram identificadas 15 que apresentaram programas de Educação Ambiental. As categorias de análise foram: palavras-chave, objetivos propostos, sujeitos da pesquisa, e procedimentos utilizados. A análise evidenciou que: a Psicologia Ambiental implicitamente esteve presente em todos os trabalhos analisados; que Comportamentos Pró-ambientais foram explicitamente identificados nos procedimentos executados. Os Programas não relataram propostas de manutenção que possibilitassem a manutenção desses comportamentos. Programas de Educação Ambiental foram conduzidos em trabalhos de todas as áreas temáticas do mestrado e com populações diversificadas; confirmando o caráter multidisciplinar das Ciências Ambientais possibilitando a diferentes profissionais atuarem no campo da Educação Ambiental. Se visam principalmente a mudança de hábitos, atitudes e valores, e, em última instância, fazer que o sujeito se comporte de maneira pró-ambiental, Programas de Educação Ambiental visam portanto influenciar variáveis psicológicas. Discutiu-se assim a contribuição possível da Psicologia Ambiental para os Programas de Educação Ambiental. Esta disciplina pode instrumentalizar futuros pesquisadores na construção de metodologias adequadas ao fortalecimento e manutenção de comportamentos de cuidado com o ambiente e da promoção da identificação e interpretação de indicadores individuais e sociais como reforçadores desses comportamentos, e ainda criar condições para quantificar e qualificar Comportamentos Pró-ambientais. Conclui-se que a utilização dos conhecimentos produzidos pela Psicologia Ambiental poderá contribuir para a melhoria de Programas de Educação Ambiental, norteando seu planejamento e suas práticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation the contribution of Environmental Psychology to Environmental Education Activities and Programs described in dissertations of the Graduation Course in Environmental Sciences of the University of Taubaté, presented in the period from 2001 to 2006. Of 125 dissertations, 15 were identified as presenting Environmental Education Programs. The analysis categories were: keywords, proposed objectives, research subjects, and procedures utilized. The analysis evidenced that Environmental Psychology was implicitly present in all the works analyzed and that Pro-Environmental Behaviors were explicitly identified in the procedures executed. The Programs did not report any maintenance proposals for these behaviors to be kept. Environmental Education Programs were conducted in works of all thematic areas of the master's degree program and with diverse populations, confirming the multidisciplinary character of the Environmental Sciences that has made it possible for many professionals to act in the field of Environmental Education. The goal is mainly the change of habits, attitudes, and values, and, ultimately, to make the subject behave in a pro-environmental manner, therefore Environmental Education Programs seek to influence the psychological variables. Thus the possible contribution of Environmental Psychology for the Environmental Education Programs was discussed. This discipline can give some tools for the future researchers in the construction of methodologies that are appropriate for the strengthening and maintenance of caring behaviors towards the environment, and for the promotion of the identification and interpretation of individual and social indicators which reinforce these behaviors and create conditions to quantify and qualify Proenvironmental Behaviors. The conclusion is that the utilization of knowledge produced by Environmental Psychology can contribute to the betterment of Environmental Education Programs, guiding their planning and practices.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-26T19:35:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Admilson Clayton Barbosa_1.pdf: 385066 bytes, checksum: 1c6aa995a0042a6555ed2905c2a4be72 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.format.extent85 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPsicologia ambientalpt_BR
dc.subjectComportamento pró-ambientalpt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleContribuições da psicologia ambiental para atividades e programas de educação ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRezende Filho, Cyro de Barrospt_BR
dc.contributor.otherRoggero, Rosemarypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Ciências Ambientais - PPGCA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Admilson Clayton Barbosa_1.pdf376.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.