Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatheus, Carlos Eduardopt_BR
dc.contributor.authorChung, Fabiola Granatopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T00:37:23Z-
dc.date.available2019-08-16T00:37:23Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/887-
dc.descriptionOrientador:Prof. Dr. Carlos Eduardo Matheuspt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Departamento Ciências Agrárias, Taubaté, 2006.pt_BR
dc.description.abstractResumo:A Educação Ambiental e a Interpretação Ambiental constituem-se em importantes meios para se desenvolver a conscientização ambiental tanto no âmbito acadêmico quanto na prática da cidadania. As técnicas mais difundidas na Educação Ambiental, passíveis de tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo são as atividades práticas, nas quais os estudantes são levados a conhecer e a desvendar um mundo, que muitas vezes foi apenas mencionado nos livros de Ciências, na sala de aula. Esse contato permite o despertar de valores como companheirismo, solidariedade, respeito e cidadania. A Reserva Refúgio do Sauá, localizada no município de Campos do Jordão, representa um palco perfeito para a implementação da Educação Ambiental, onde aprendizado, conservação, conscientização e lazer são colocados em prática. Através da aplicação da metodologia IAPI - Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos (FREIXEDAS e MAGRO, 1998) identificou-se os pontos de maior relevância da Reserva ao longo de uma trilha de 1.315 metros de extensão, no interior de um remanescente de Mata de Araucárias e Podocarpus, que serviu de inspiração para o desenvolvimento do material didático proposto. O material didático composto por fichas especialmente preparadas para estudantes de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental e de material visual de apoio (placas e folder), que se pretende despertar a consciência ambiental nos visitantes da Reserva Refúgio do Sauá. Informações complementares serão passadas aos visitantes no momento de visita ao Centro Educacional, que deixará em exposição elementos (galhos, pedras, folhas, moldes de pegadas, etc) e painéis explicativos sobre a fauna e flora da Reserva. Para que melhor se pudesse mensurar a validade das fichas didáticas - seus méritos e deficiências -, foram convidados professores da rede pública e de escolas particulares de Campos do Jordão, nas disciplinas de Ciências, Ecologia e Educação Ambiental, aos quais foi dado conhecer a área de estudo e o material proposto. A escolha dos professores obedeceu a amostra aleatória simples, classificada como pesquisa qualitativa do tipo sondagem, segundo Chizzotti (2001). Ao final da visita os professores foram convidados a responder uma questionário de avaliação. Através do questionário pode-se constatar a praticidade e aplicabilidade do material dentro do conteúdo abordado em sala de aula, com destaque ao incentivo a criatividade, investigação, integração com o meio e a conscientização ambiental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:The Environmental Education and Interpretation are view as a important mean to develop the consciousness in the academic field and in our day-by-day actions. Practical activities, are one of the techniques used to help the learning process to be more dynamic and participative. Through these activities, the students are guide to know and to discover the world that many times, is known only by the science books. This contact allows the development of values, such as; friendship, charity, respect and citizenship. The Reserve Refúgio do Sauá, located in the city of Campos do Jordão, represents an area where learning, conservation process and leisure are developed, by the focus of Environmental Education. Using the analyses IAPI - Attractively Indicators of Interpretation Points ( FREIXEDAS and MAGRO, 1998) the principal points were selected a long the wood trail in its 1.315 meters, inside a patch of Araucária and Podocarpus wood, where the didactic material was concepted. Using "Fichas didáticas" (didactic files), special elaborate for students enrolled at the 5a to 8a grades of elementary school, contents pictures, maps, activities, games and information about the natural elements that the students can find in the ecosystem, Mata de Araucária e Podocarpus, belong to the Reserve Refúgio do Sauá. Extra information will be given at the Educational Center, where the visitors will learn through broads, pictures and natural elements, such as, stones, leaves, branches, etc. Using these files and walking a long the trail, this paper try to guide the development of environmental conscience among the students that will visit the area, as a powerful tool to help the learning process and to encourage the youth to preserve the nature. For a better evaluation of "Fichas didáticas", science and ecology teachers from public and private school from Campos do Jordão, were invited to go to the Reserve and know the material. Teachers were selected according Chizzotti (2001), classified as random simple samples, qualitative type "sondagem". At the end of the visit the teachers answered a questionary and made references about the applicability and facility to use the material that has the contents developed in the classes, witch promote the creativity, curiosity and integration with the environment and the development of environmental conscience.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T00:37:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiola_Chung_autorizada.pdf: 226447 bytes, checksum: a93b207098b18a57245617db907fadcc (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.format.extent98f : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectReserva Refúgio do Sauápt_BR
dc.titleDesenvolvimento de programa educacional na Reserva Refúgio do Sauá, Campos do Jordãopt_BR
dc.title.alternativeEducational program at the reserva refúgio do sauá, Campos do Jordão"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRobim, Maria de Jesuspt_BR
dc.contributor.otherSé, João Alberto da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Agráriaspt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR]
Appears in Collections:Dissertações - Ciências Ambientais - PPGCA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fabiola_Chung_autorizada.pdf221.14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons