Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Marilza Terezinha Soares de, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alissandra Calderaro Soares dapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-18T10:45:20Z-
dc.date.available2023-09-18T10:45:20Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/893-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Marilza Terezinha Soares de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve por objetivo investigar e compreender o desenvolvimento da identidade profissional do psicólogo que atua na área da Assistência Social junto a famílias em contextode vulnerabilidade social. Os conceitos de vulnerabilidade social, resiliência, interdisciplinaridade e sua relação com contextos que influenciam a formação identitária do psicólogo são abordados e analisados com o auxílio da Teoria Bioecológica do desenvolvimento Humano. Trata-se de pesquisa qualitativa com o uso da entrevista semiestruturada para coleta de dados. Participaram desta pesquisa, 12 psicólogos que atuam na área da Assistência Social, inseridos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que atendem famílias em contexto de vulnerabilidade social. A análise do material coletado foi realizada por meio da Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados demonstraram que o psicólogo, ao iniciar na área da Assistência Social, depara-se com diversos desafios relacionados, tanto ao conteúdo teórico acadêmico, por ele considerado insuficiente diante à prática, quanto ao trabalho com a equipe de profissionais que a área exige; experiência essa que não obteve em sua formação acadêmica. O desenvolvimento de sua identidade profissional é caracterizado por um processo com fases permeadas pela sensação de choque no contato inicial com a prática na assistência, seguida por crises, desafios e superação, utilizando, como recursos para enfrentamento, a aquisição de conhecimentos teóricos diversos, bem como o desenvolvimento de novas estratégias de atuação no trabalho em equipe. O contato com a vulnerabilidade social desencadeia a revisão de seus valores pessoais, de sua prática e formação, numa espiral crescente no desenvolvimento profissional, levando-o à contínua busca por formação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper aimed to investigate and to comprehend the development of the psychologist professional identity who works in social work area assisting families in social vulnerability context. The social vulnerability and resilience concepts, and their relation to interdisciplinary contexts as well, that influences the identity development of the psychologist are discussed and analyzed with support of Bioecological of Human Development Theory. It is a qualitative study using semistructured interviews for gatering the data. The participants were 12 psychologists workers of social assistance area, all of them included in the Social Assistance Unique System – SUAS and assisting families in social vulnerability context. The data were analyzed with support of Grounded Theory Methodology. The results showed that the psychologist who begins working into social assistance area, faces with several challenges, as regarding to theorical academic knowledge, which is considered insufficient for the practice, as regarding to the work with a professional team that the area require, and this one also is an experience not approached in his undergraduation years. The development of his professional identity is caracterized by a process with phases, with a chock sensation in his initial contacts into de assistance pratice, following by crises, challenges and overcoming experiences, using as copping resources the acquisition of theorical knowledge and the development of new teamwork strategies as well. The contact with social vulnerability triggers the review of his personal values, his practice and background academic, making an upward spiral in professional development, leading him to the search for a continuous education.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-18T10:45:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alissandra Calderaro Soares da Silva.pdf: 2090180 bytes, checksum: 062358fa0ccb4af8ebb8efc7087bc6e0 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.format.extent132 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectFormação em psicologiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento humano : a identidade do psicólogo que atua junto a famílias em contexto de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherCerveny, Ceneide M. de O. (Maria de Oliveira)pt_BR
dc.contributor.otherCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherFeijó, Marianne Ramospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alissandra Calderaro Soares da Silva.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.