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dc.contributor.advisorOliveira, Eliane Freire de, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorBarradas, Cleane de Jesus Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-19T12:12:28Z-
dc.date.available2023-09-19T12:12:28Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/896-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na Educação do Campo existem peculiaridades contextuais durante o processo de ensino, que se constituem, na maioria das vezes, em classes multisseriadas e em condições de trabalho que possibilitam a aprendizagem de maneira diferenciada. A implantação, no Brasil, do Programa Escola Ativa (PEA), em meados dos anos 1990, foi inspirada em um programa similar já executado na Colômbia há duas décadas. A presente pesquisa objetivou analisar as diretrizes educacionais norteadoras e o processo de Formação Continuada de professores do campo do PEA, campo empírico dessa problemática, tendo em vista que tal programa se apresenta como uma proposta de política educacional de qualidade para a Educação do Campo. Buscou-se, também, verificar as questões relativas à formação dos professores, bem como às ações públicas e civis para a Formação Continuada, instituídas em contextos econômicos, políticos e socioculturais específicos, que precisam ser considerados no que se refere ao PEA. A investigação, com abordagem qualitativa, teve como procedimento de coleta de dados a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores da Rede de Ensino Público do Município de Buriti (MA) envolvidos no Programa Escola Ativa. Os resultados obtidos apontam que, embora a proposta de Formação Continuada contribua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos, há desafios a serem enfrentados, uma vez que a dicotomia cidade/campo perpassa todo o processo de criação e de desenvolvimento do Programa, e que há eixos norteadores que enfatizam a Formação Continuada como uma das ações para alcançar os objetivos de melhorias na Educação do Campo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the Regional Education there are contextual peculiarities during the teaching process, which constitute most of the time in multigrade classes and working conditions that enable how to learn differently. The deployment of the Programa Escola Ativa (PEA) in Brazil in the 90s was inspired by a similar program already implemented in Colombia two decades ago. This study aimed to analyze the educational guidelines and the process of Continuing Education for teachers from PEA, empirical field of this discussion, considering that such a program is presented as a policy proposal for quality education to the Regional Education. We also tried to verify issues related to teacher training, as well as the public and civil actions for the Continuing Education, established in economic, political and sociocultural specific contexts that need to be considered with regard to the PEA. The research, using a qualitative approach, had as a procedure of collect data semi-structured interviews with teachers from the network of public education of the city of Buriti (MA) involved in the Programa Escola Ativa. The results show that, although the proposal of Continuing Education contributes to personal and professional development of individuals, there are challenges to be faced, since the dichotomy city/country encompasses the whole process of creation and development of the Program, and there are also guiding principles that emphasize the Continuing Education as one of the strategies to achieve the goals of improvements in the Regional Education.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-19T12:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cleane de Jesus Costa Barradas_seg.pdf: 1796944 bytes, checksum: 3e46c84bce35171999ef11606b5a62e4 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent198f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.titleEducação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
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