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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação física no ensino médio da rede pública : foco no direito dos alunos do período noturno
Authors: Silva, Gustavo Perroni Gomes da
Abstract: Resumo: Este estudo discute o direito dos alunos do período noturno à prática da Educação Física no ensino médio da rede pública de seis escolas estaduais, em uma cidade do Vale do Paraíba. O objetivo desta pesquisa foi investigar até que ponto o direito às aulas de Educação Física é assegurado a esses alunos. A fundamentação teórica deste trabalho apoia-se nos estudos de Bardim (1977; 2011), Bronfenbrenner (1996; 1998), Bracht (1999), Fazenda (1994; 2001; 2004), Mattos (2008) e Mattos e Neira (2008). A pesquisa empírica desenvolve-se por meio de 162 questionários estruturados, distribuídos a gestores, professores e alunos das escolas envolvidas. A análise de conteúdo das respostas dadas possibilitou averiguar que as aulas de Educação Física do período noturno são consideradas importantes pelos sujeitos da pesquisa, porém a sua efetiva prática não acontece de forma satisfatória nas escolas pesquisadas. Percebeu-se que os diferentes sujeitos da pesquisa consideram a Educação Física uma importante área do conhecimento e que a mesma pode contribuir no desenvolvimento humano dos alunos. No confronto das opiniões percebeu-se que há uma discrepância de comunicação sobre a realização das aulas, pois 100% dos gestores e professores afirmam que as aulas são oferecidas aos alunos, contrariando as afirmações dos alunos, dos quais 62% declaram que as aulas não são oferecidas. Por fim constatou-se que o direito às aulas de Educação Física é assegurado aos alunos do Ensino Médio nas seis escolas da rede pública estadual que foram pesquisadas, embora a soma de alunos, interessados em sua prática, não seja suficiente para que se abra uma turma. Desta forma, a prática da Educação Física do período noturno deve ser tratada de forma relevante no período noturno, porém sua legislação deve ser repensada, pois, como acontece atualmente, a mesma não tem se mostrado satisfatória, acabando por não atingir os alunos aos quais se destina.
Abstract: This study discusses the right of students night time practice of physical education in six public school in a city of the Vale do Paraíba, São Paulo State. The objective of this research was to investigate to what extent the right to physical education classes is provided to these students. The theoretical foundation of this work relies on studies Bardim ( 1977, 2011) , Bronfenbrenner (1996, 1998) , Bracht (2004) , Daolio (2004) Farm (1994, 2001, 2004) , Mattos ( 2008) and Mattos and Neira (2008). Empirical research was developed through 162 structured questionnaires distributed to managers, teachers and students of the schools involved. A content analysis of responses possible to ascertain that the physical education classes in the evening are considered important by the subjects, but their actual practice does not happen satisfactorily in the schools surveyed. It was noticed that different research subjects consider physical education an important area of knowledge and that it can contribute to the human development of students. In the clash of opinions realized that there is a discrepancy of communication about the conduct of classes, because 100 % of the administrators and teachers say classes are offered to students, contrary to the assertions of the students, of which 62 % declare that classes do not are offered. Finally it was found that the right to physical education classes were assured high school students in six schools of public schools that were surveyed, although the sum of students interested in their practice, not enough to make you open a class. Thus, the practice of Physical Education of the evening should be treated significantly at night, but its legislation should be reconsidered, because, as at present, it has not proven satisfactory ending for not achieving students which intended.
Keywords: Educação física
Ensino médio
Escolas
Desenvolvimento humano
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/898
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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