Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/907
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação política da juventude : uma experiência do MST no Assentamento Palmares - MA
Authors: Silva, Francinalda Araújo e
Abstract: Resumo: Este estudo objetiva analisar a formação política proporcionada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) à juventude do assentamento Palmares - MA. Para tanto, buscou-se identificar as práticas sociais desenvolvidas na comunidade com vistas à formação política dos jovens assentados, bem como conhecer a perspectiva de formação que orienta a pedagogia do Movimento para a construção da identidade dos mesmos. A pesquisa tem natureza qualitativa e foi realizada por meio de estudo de caso com enfoque etnográfico. Para coleta de dados utilizou-se observação direta, pesquisa documental, grupo focal com os jovens, homens e mulheres, na faixa etária compreendida entre 18 e 24 anos residentes no assentamento Palmares, localizado no município de Nina Rodrigues, estado do Maranhão, e entrevistas com lideranças da comunidade. Para analisar os dados obtidos, recorreu-se à triangulação, correlacionando os princípios político-pedagógicos que dão sustentação à formação política no MST, a partir das narrativas obtidas no grupo focal e nas entrevistas. A pesquisa possibilitou conhecer a experiência de formação política da juventude do assentamento Palmares, partindo das práticas sociais vivenciadas no seu interior, contribuindo para a percepção da influência dessa formação em suas vidas e nas formas de intervenção na realidade. Constatou-se que a experiência de formação política no assentamento Palmares contribuiu para que os jovens se percebam como sujeitos de direito, e continuem na luta social, além de consolidar o sentimento de pertencimento dos jovens ao MST e à comunidade na qual vivem.
Abstract: The research focused to analyze the political education afforded by the Movement of Landless Rural Workers (MST) to youth Palmares-MA settlement. Therefore, we sought to identify social practices developed in the community for the political education of young settlers as well as meet the formation perspective that guides the pedagogy of movement for the construction of the identity of the same. The research is qualitative and it was performed by means of a case study with an ethnographic approach. For data collection we used direct observation, documentary research, focus groups with young people, men and women, at the age between 18 and 24 residents in the settlement Palmares, located in the municipality of Nina Rodrigues, Maranhão state, and interviews with community leaders. To analyze the data obtained, we used appealed to the triangulation, correlating the political-pedagogical principles that support political training in MST, the narratives obtained in focus groups and interviews. The research allowed to know the experience of youth training policy in the Palmares settlement, starting from social practices experienced inside, contributing to the perception of the influence of such training in their lives and the forms of intervention in reality. It was found that the experience of formation policy in Palmares settlement contributed to young people see themselves as subjects of law, that give continuation to the struggles as well as consolidate the feeling of belonging to the MST youth.
Keywords: Formação política
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Juventude rural
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/907
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Francinalda Araujo e Silva_seg.pdf4.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.