Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Francisca Jacira Freire de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-20T15:45:19Z-
dc.date.available2023-06-20T15:45:19Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/908-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonçapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação universitária é uma necessidade e uma exigência legal para todos os docentes da educação básica. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar quais as contribuições da formação acadêmica em História para os docentes efetivos, que lecionam no Ensino Médio nas escolas da Rede Estadual de Ensino do município de Chapadinha (MA). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada junto a 10 (dez) docentes com graduação em História. A análise do conteúdo coletado foi amparada por Bardin (2011). Esse estudo foi fundamentado nas pesquisas de autores como: Tardif (2009; 2012), Zabala, (1998), Bitencourt (2005) e Bronfenbrenner (2004; 2011), cujos pressupostos teóricos contribuíram para a compreensão da temática em questão. Os resultados desta pesquisa apontaram que a formação em nível superior promoveu uma significativa mudança no ensino de História, e que os docentes passaram a compreender com mais profundidade esta disciplina, além de conhecerem novos recursos para a promoção do ensino, incluindo novas metodologias, tais como: utilização de músicas, filmes, poesias, jornais, entre outras, para melhor conduzir o processo ensino-aprendizagem. Para os participantes da pesquisa, mudanças significativas ocorreram na forma de avaliar os discentes, entretanto, identificou-se que a aplicabilidade da interdisciplinaridade está aquém do ideal e do propósito para uma educação contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: A university education is a necessity and a legal requirement for all teachers of basic education. In this sense, the aim of this study was to investigate what are the contributions of academic training in history to effective teachers, who teach in Secondary schools in the State Schools in the municipality of Chapadinha (MA). This is a descriptive study with a qualitative approach, using as an instrument of data collection through semi-structured interviews with ten (10) teachers with a degree in History. The content analysis of collected was supported by Bardin (2011). This study was based on the research of authors such as: Tardif (2009; 2012), Zabala (1998), Bittencourt (2005) and Bronfenbrenner (2004; 2011), whose theoretical assumptions contributed to the understanding of the topic in question . The results of this research showed that the top-level training promoted a significant change in the teaching of history, and that teachers have come to understand more deeply this discipline, and knowledge of new resources for the promotion of education, including new methodologies, such as: use of music, movies, poetry, newspapers, among others, lead to better teaching-learning process. For the research participants, significant changes have occurred in how we evaluate the students, however, it was identified that the applicability of interdisciplinarity is less than ideal and purpose for a contemporary education.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-20T15:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisca Jacira Freire de Souza Siqueira_seg.pdf: 1655657 bytes, checksum: 4f707310cab1f6acd23342d068a005aa (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent159 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.titleA formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Eliane Freire de, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Maria José Eraspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Francisca Jacira Freire de Souza Siqueira_seg.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.