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dc.contributor.advisorSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorMarioto, Sofia Rabelopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-19T16:54:06Z-
dc.date.available2023-06-19T16:54:06Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/909-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar os saberes construídos por um grupo de professores que atuam em uma escola de ensino regular e especial e, conhecer as alternativas pedagógicas adotadas por eles no ensino dos alunos com deficiência. Ao que se refere à metodologia trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativa, sendo sujeitos de pesquisa professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II que possuem em sua classe alunos com deficiência. Em um primeiro momento foi aplicado aos 24 professores um questionário que permitiu selecionar quais professores participariam da segunda etapa da pesquisa. Considerando os critérios de seleção dos sujeitos da pesquisa, formou-se um grupo com 8 professores que foram submetidos a mais dois instrumentos de coleta dos dados: entrevista e observação na sala de aula, conselho de classe e intervalos. A análise dos dados foi feita considerando a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010), para tal os referidos dados foram organizados em categorias de análises. Assim foram elaborados 5 eixos de análise: Caracterização da escola, dos professores e alunos; A escola e a Educação Especial; Percepção e expectativa dos professores sobre os alunos com deficiência e sua atuação profissional; Visão sobre inclusão escolar, educação especial e o saberes construídos; Práticas pedagógicas, desenvolvimento profissional e formação. Através dos dados apresentados foi possível verificar que a escola em que ocorreu o estudo está alicerçada na política de normalização/integração vigente no período de sua criação. Em virtude disso se observa, ainda em tempos de inclusão, a existência de salas especiais como meio de separar o aluno de sem condição de frequentar a sala comum. Ao que se referem aos saberes dos professores, os professores consideraram que seus saberes foram desenvolvidos ao longo do ciclo profissional e que o contato com alunos com deficiência exerceu influência na aquisição deles.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-19T16:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOFIA RABELO MARIOTO_seg.pdf: 936595 bytes, checksum: 42643d9be2663a26b330f863c551974e (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent111f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleInserção de alunos com deficiência na escola regular : um estudo sobre formação e práticas docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Ani Martinspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
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