Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBrisola, Elisa Maria Andrade, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorBecker, Valéria Aparecida Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2023-06-19T16:20:47Z-
dc.date.available2023-06-19T16:20:47Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/910-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisolapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo objetivou identificar a experiência e analisar a percepção dos adolescentes como agentes facilitadores no projeto de Justiça Restaurativa nas escolas municipais de São José dos Campos/SP, quanto ao impacto do projeto no cotidiano escolar, familiar e na sociedade. Para a realização da pesquisa foram escolhidos três adolescentes integrantes do ciclo II, do Ensino Fundamental de Escolas Municipais inseridas no projeto Justiça Restaurativa que se localizam na região Norte, Sul e Leste do município e para complementaridade da pesquisa, após a banca de qualificação, foram realizadas entrevistas coletivas com gestores e professores das unidades escolares envolvidas no projeto. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se da abordagem qualitativa. A coleta dos dados se deu por meio da Metodologia da História Oral, com entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica da triangulação, valendo-se da pesquisa documental, bibliográfica e da observação e análise dos contextos, nos quais os alunos vivenciaram a Justiça Restaurativa. Os sujeitos entrevistados identificaram que o diálogo é um caminho para a resolução de conflitos. Nas narrativas, constatamos a contradição entre o ideário coletivo e a prática cotidiana. Observa-se, na formação dos sujeitos, que os mesmos não percebem a dimensão total da influência socioeconômica no cotidiano escolar. Concluiu-se que a Justiça Restaurativa é uma técnica que agrega, mas insuficiente para resolução da violência, na medida em que é necessária uma mudança cultural, com a participação de sujeitos ativos e a consciência critica da realidade, como também uma mudança estrutural do sistema econômico, o qual aprofunda a desigualdade social, geradora de conflitos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to analyze the perception of teenagers who participated in the project implementation of restorative justice in municipal schools from São José dos Campos, facing the situation of conflict and violence present in the school context, as well as the impacts of restorative justice in their lives. To conduct the study three teenagers from the cycle II of the elementary school were chosen from schools participants on the project that were located in the north, south and east regions of the city, for completeness of this study, after the qualification board, more interviews were made with school directors and teachers from the schools participants on the project. To achieve the proposed objectives, we used the qualitative approach. Data collection took place through the history of oral and semistructured interview. For data analysis we used the triangulation technique based on archival research, literature and the observation and analysis of the contexts in which students experienced the restorative justice. The interviewees identified that dialogue is the way to violence resolution. In the narratives we see the contradiction between collective ideals and everyday life. It is observed in the formation of individuals who do not realize the full extent of the socio-economic influences of society in school everyday. Restorative justice is a technique that is not enough in itself. We need a cultural change involving active individuals and critical consciousness of reality.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-19T16:20:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valeria Aparecida Pinheiro Becker_seg.pdf: 12895181 bytes, checksum: f63d705b1901e347aa944826d49c3fbc (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.format.extent150f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectJustiça restaurativapt_BR
dc.titleJustiça restaurativa na resolução de conflitos : a vez e a voz dos adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherMartinelli, Maria Lúciapt_BR
dc.contributor.otherSilva, André L. (Luiz), 1973-pt_BR
dc.contributor.otherPimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Valeria Aparecida Pinheiro Becker_seg.pdf12.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.