Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeão, Marluce Auxiliadora Borges Glauspt_BR
dc.contributor.authorSalles, Rosana Raymundopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-05T20:08:38Z-
dc.date.available2019-08-05T20:08:38Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/932-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leãopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2014.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A escola pública brasileira de educação básica apresenta-se como uma realidade desafiadora aos docentes na atualidade, haja vista as adversidades que esses profissionais enfrentam no cotidiano da escola. Superar os obstáculos do trabalho pedagógico e perseverar na profissão docente requer habilidades pessoais e profissionais que favoreçam ações positivas diante dos problemas encontrados no ambiente educativo; habilidades que sugerem o desenvolvimento de aspectos que caracterizam a resiliência humana. Para compreender esse fenômeno, este estudo buscou, a partir de narrativas da trajetória profissional, investigar como se constitui o processo de resiliência em docentes de escolas públicas e quais seus efeitos na prática docente. Propôs-se a identificar os fatores de risco e de proteção na docência; analisar as formas de superação dos problemas enfrentados pelos docentes no percurso profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu a participação de treze docentes de uma Escola Pública Municipal da periferia de um Município do Vale do Paraíba Paulista. Utilizou-se o método fenomenológico proposto por Amedeo Giorgi para a análise das narrativas autobiográficas dos docentes, discutidas à luz da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner, de teóricos da área educacional e estudiosos da resiliência. Os resultados demonstraram um perfil docente essencialmente feminino (100%), com idade entre 31 e 40 anos (54%) e com filhos (77%). A sistematização de análise das narrativas demonstrou que o conjunto de fatores protetivos, suporte da família e dos colegas de trabalho, os laços afetivos no ambiente escolar e fora dele, possibilitaram a adaptação positiva no contexto da docência, revelando a importância da resiliência na prática profissional docente, visto que as análises evidenciaram que o contexto escolar tornou-se mais saudável quando os aspectos resilientes se manifestaram. Considera-se a importância da resiliência na área educacional para potencializar a qualidade de vida e bem estar profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The elementary education in Brazil shows itself as a challenging reality for teachers nowadays, since they have to face several adversities every day in the schools. Overcome obstacles of the pedagogical work and persevere in the professor career requires personal and professional competences which favor positive actions against problems found on the educational environment; competences that suggest the developoment of aspects which characterize the human resilience. Aiming the comprehension of this phenomenon, this study tried, via narratives of professional career, to investigate how the resilience process is composed in public school teachers and which are its effects for human development in the school context. It was purposed to identify the risk and protection factors in teaching; analyze the overcoming of problems faced by teachers trough the professional course. It is a qualitative research that involved the participation of 13 (thirteen) teachers from a Municipal Public School located in the suburbs of a city in Vale do Paraíba, in the state of São Paulo. The phenomenological method proposed by Amedeo Giorgi was used to analyze the teachers' autobiographic narratives, these were discussed in light of Urie Bronfenbrenner's bioecological theory, educational academics and resilience scholars as well. The results demonstrated a profile essentially feminine (100%), between the ages of 31 and 40 years (54%) and with children (77%). Systematic analysis of the narratives demonstrated that a set of protective factors, support from family and coworkers, emotional ties inside and out of the school environment, enabled a great adaptation in teaching context showing the importance of resilience during professional teaching practice, since the analysis showed that school context became healthier when resilient aspects were manifested. This study regards the importance of resilience in the educational area to potentialize life quality and professional welfare.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-05T20:08:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosana Salles Raymundo_seg.pdf: 2303229 bytes, checksum: fb6062a41fdb2e5b9cc9dcbe79a56414 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.format.extent141 f. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humanopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectResiliência psicológicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subject.cnpqINTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADESpt_BR
dc.titleResiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Maria Aparecida Campos Diniz dept_BR
dc.contributor.otherGoing, Luana Carramillopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humanopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosana Salles Raymundo_seg.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons