Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBrisola, Elisa Maria Andrade, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Juliana Alves, 1981-pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T17:35:39Z-
dc.date.available2023-06-13T17:35:39Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/938-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisolapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo As inovações trazidas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) apontam para o trabalho socioeducativo como referencial teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político para as intervenções dos trabalhadores sociais. Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender a percepção dos trabalhadores sociais (assistentes sociais e psicólogos) acerca do trabalho socioeducativo realizado com as famílias nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Pindamonhangaba/SP, região metropolitana do vale do Paraíba Paulista, O pressuposto teórico fundamenta-se numa concepção sócio-histórica sobre a política de assistência, e os trabalhadores sociais, bem como a dimensão socioeducativa, esta última baseada na educação popular, a qual desvenda um princípio educativo que essencialmente materializa um conteúdo político-pedagógico, articulado a determinado modo de produção e reprodução das relações sociais. A abordagem é qualitativa, para coletas de dados utilizou-se a metodologia da História Oral e a técnica de depoimentos orais a partir de eixos norteadores, os quais respondem aos objetivos específicos propostos na pesquisa. A pesquisa se desenvolveu com seis profissionais que atuam no CRAS de distintos territórios do município. As análises mostram a importância da temática pesquisada já que o trabalho socioeducativo é visto pelos trabalhadores sociais como peça fundamental na execução de suas atividades nos CRAS; relatam também que o trabalho socioeducativo alcança, mesmo que minimamente, autonomia/emancipação política dos usuários da Política de Assistência Social, embora ratificam que não é somente por meio do trabalho socioeducativo que estas categorias se efetivarão. As temáticas dos encontros, segundo os profissionais são planejadas pelos próprios a partir do cotidiano dos participantes a fim de proporcionar a identificação e pertencimento com o grupo, favorecendo a participação. De outro lado, embora os profissionais concebam o significado e importância de uma prática voltada para "pedagogia emancipatória", ainda apresentam dificuldades em construir estratégias que contribuam com o rompimento da alienação dos sujeitos com vistas à sua organização e participação. Por fim, o trabalho no CRAS e nos grupos socioeducativos é percebido pelos profissionais como um trabalho interdisciplinar, pois este trabalho concebe o indivíduo/família em uma perspectiva de totalidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The innovations brought by Social assistance Unique Sytem (SUAS) point to the social education work as theorical methodological referencial, technical operation and politics etchic for the interventions of social workers. In that sense, the research aimed to comprehend the social workers? perception (social assistants and psychologists) about. The social education work accomplished with the families in Social assistance refencial Centres (CRAS) in Pindamonhangaba district/SP, metropolitan region of Paraíba Paulista Valley. The theoric presupposed is based on a social historical conception about the popular and assistance politics, whicht clears up a educative. Beginning that materialize a pedagogical politics content essentially, articulated to certain way of production and reproduction of social relations. The approach is qualitative, for the data colletcs was used the Oral History methodology and the techinic of oral depositions from guided axis, whitch respond to the specific aims proposed in the research. The research was developed with six professionals who act in CRAS from the district's different territories. The analisis education work is seen. By social wokers as fundamental tool in the fulfilling of their activities in CRAS; also relate that the social educational work reaches, even very little politics autonomy/emancipation of Social Assistence Politics' users, although ratify the at is not only through the social educational work that these categories will be executed. The tematics of the meetings, according to the professionals are planned by themselves from the participant's day-to-day, in order to provide identification and belonging to the group, supporting the participation. Otherwise although the professionals conceive the mianing and importance of a practice turned to 'emancipating pedagogy', the still show difficulties to buied strategies that contribute for disruption of the fellows? Alienations with sights for their organization and participation. At last, the work in CRAS and in the social education groups is realized by the professionals s an interdisciplinary work, for this work conceives the fellw/family in totality perceive.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-13T17:35:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana A Barbosa_seg.pdf: 1161737 bytes, checksum: 5b9e27dd78ae07c62da6d133d8a568ce (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent176f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica nacional de assistência socialpt_BR
dc.subjectTrabalho socioeducativopt_BR
dc.subjectTrabalhador socialpt_BR
dc.titleO trabalho socioeducativo no sistema único de assistência social : reflexões sobre o pensar e o agir dos trabalhadores sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTorres, Mabel Mascarenhaspt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silvapt_BR
dc.contributor.otherSilva, André L. (Luiz), 1973-pt_BR
dc.contributor.otherLeão, Marluce Auxiliadora Borges Glauspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Juliana A Barbosa_seg.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.