Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Érika Evangelista dospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-06T18:59:08Z-
dc.date.available2019-08-06T18:59:08Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/954-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Vera Lúcia de Siqueira Rendapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O ensino de leitura é uma preocupação constante de professores de Língua Portuguesa. Diante disso, esta pesquisa aborda a relação existente entre leitura de contos fantásticos, escola e cidadania, evidenciando a importância da prática social da leitura na formação do cidadão. O objetivo geral é desenvolver, com alunos do Ensino Médio, um projeto de leitura de contos fantásticos que expanda seus horizontes pessoais e culturais. Especificamente, os objetivos são: 1º) despertar o prazer pela leitura de textos com elementos fantásticos, 2º) ampliar o acesso a esse gênero discursivo na escola e 3º) possibilitar que a leitura seja uma prática social, isto é, que faça parte do dia a dia dos sujeitos de pesquisa. Como fundamentação teórica, descrevem-se as contribuições de diferentes concepções de leitura, a saber, a leitura como decodificação, a concepção cognitiva e a sociocognitiva. Destaca-se, porém, a última, por ela conceber o leitor como um sujeito ativo que aciona seus conhecimentos prévios para inferir, compreender, rechaçar e criticar as informações presentes em um texto. Para tal, utilizou-se de sequências didáticas em virtude de sua importância e necessidade para o desenvolvimento do trabalho com leitura. Isso porque elas pressupõem a elaboração e a sistematização de um conjunto de atividades pedagógicas ligadas entre si e planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa. Essa organização possibilita o domínio sobre o gênero discursivo em análise, propiciando, assim, que o aluno-cidadão faça uso da língua nas mais variadas situações sociais e tenha disponíveis instrumentos eficazes para melhorar sua capacidade de leitura (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Ademais, conceitua-se e define-se o gênero discursivo conto fantástico, assim como se descrevem os desafios pedagógicos enfrentados para a aquisição de uma leitura proficiente na escola, apontando a importância do professor como mediador no processo de construção de leitura. A metodologia ancora-se na pesquisa-ação e delimita-se a quatro momentos: 1.ª) leitura de três contos fantásticos para reconhecimento do gênero; 2.ª) execução de três dinâmicas para despertar no aluno o prazer pela leitura; 3.ª) exibição de um filme com a finalidade de oportunizar um novo tipo de leitura; e 4.ª) aplicação de três questionários para averiguação de dados. O projeto foi posto em ação durante os meses de agosto e setembro de 2016. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3.º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de uma cidade do Vale do Paraíba. Os resultados do estudo mostram que o ato de ler, o gosto pela leitura e o desenvolvimento da criticidade são sensíveis à intervenção do professor. Disso, depreende-se que, por meio de uma metodologia adequada, oportunizam situações para que a leitura se torne um hábito.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT:The teaching of reading is a constant concern of teachers of Portuguese Language, because it is observed that there are still gaps in the learning of this. Therefore, this research deals with the relationship between reading fantastic stories, school and citizenship, highlighting the importance of the social practice of reading in the formation of the citizen, given that it is through this that one has the first contact with the information and knowledge produced In the society in which the student-reader is inserted. The overall goal is to develop, with high school students, a project of reading fantastic stories that expand their personal and cultural horizons. Specifically, the objectives are: 1) to awaken pleasure by reading texts with fantastic elements, 2) to expand access to this discursive genre in school and 3) to enable reading to be a social practice, that is, part of the day To the day of the research subjects. As a theoretical basis, the contributions of different conceptions of reading, namely reading as decoding, cognitive conception and sociocognitive, are described. The last one, however, stands out because she conceives the reader as an active subject who triggers her prior knowledge to infer, understand, reject and criticize the information present in a text. In addition, the discursive genre is defined and defined as fantastic, as well as describe the pedagogical challenges faced to acquire a proficient reading in school, pointing out the importance of the teacher as mediator in the process of reading construction. The methodology is anchored in action research and is limited to four moments: 1) reading for recognition of the genre; 2.) interpretation of three fantastic tales; 3º) exhibition of a film with characteristics of the fantastic genre; And 4th) reading of the fantastic tales produced. The project was put into action during the months of August and September of 2016. The subjects of the survey were students of the 3rd year of high school in a state school in a city in the Paraíba Valley. The results of the study show that the act of reading, the taste for reading and the development of criticality are sensitive to the intervention of the teacher. From this, it can be seen that, by means of an appropriate methodology, they provide opportunities for reading to become a habit.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-06T18:59:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Erika Evangelista dos Santos Soares - Defesa 2017.pdf: 1007008 bytes, checksum: c877dad18dd65fafe6eb524885706830 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent121 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectContos fantásticospt_BR
dc.subjectLeitura - Ensino médiopt_BR
dc.titleO genero discursivo conto fantástico como instrumento didático no desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos do 3 ano do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)pt_BR
dc.contributor.otherGurpilhares, Marlene Silva Sardinhapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Erika Evangelista dos Santos Soares - Defesa 2017.pdf983.41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons