Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1045
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Carraro, Claudia Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T17:20:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16T17:20:12Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1045 | - |
dc.description | Orientador: Profa. Me. Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Objetivou-se comparar dois processos de treino de habilidades sociais profissionais em dois grupos: um deles passou somente pelo treino, e o outro teve a introdução de ferramentas do processo de coaching cognitivo-comportamental. Foi realizada pesquisa de campo com objetivo exploratório e descritivo e de abordagem qualitativa, usando como delineamento o estudo de caso. Os procedimentos metodológicos foram divididos em três etapas. Na primeira delas realizaram, em uma Universidade do Estado de São Paulo, a divulgação do projeto e a inscrição dos participantes. Na segunda aplicou-se a roda das competências sociais profissionais do treinamento de habilidades sociais com e sem ferramentas de coaching cognitivo comportamental em uma amostra de 6 alunos de MBA e 8 da pós-graduação em engenharia e segurança do trabalho. Na última etapa reaplicou-se a roda das competências sociais profissionais e avaliou-se o processo por meio do autorrelato sobre a percepção de melhoria. As referências teóricas usadas para dar suporte ao trabalho foram sobre habilidades sociais, competências gerenciais, coaching, psicologia do coaching e coaching cognitivo comportamental, coaching em grupo. Os resultados apontam que o treino de habilidades sociais profissionais é um método apropriado para o desenvolvimento dessas habilidades e para a integração de grupos.Constatou-se que as ferramentas de coaching cognitivocomportamental agregam e são adequadas ao treino. Para estudos futuros sugere-se a aplicação, em empresas, do treino de habilidades sociais profissionais usando as ferramentas de coaching cognitivo-comportamental . | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The objective of this study was to compare two processes of professional social skills training in two groups: one of them only went through training, and the other had the introduction of tools of the cognitive-behavioral coaching process. Field research was carried out with an exploratory and descriptive objective and a qualitative approach, using a case study as the outline. The methodological procedures were divided into three stages. In the first of them, they carried out, at a University of the State of São Paulo, the dissemination of the project and the enrollment of the participants. In the second one was applied the wheel of social skills professional social skills training with and without cognitive behavioral coaching tools in a sample of 6 MBA students and 8 graduate in engineering and work safety. In the last stage, the social skills competency wheel was reapplied and the process was evaluated through selfreport on the perception of improvement. The theoretical references used to support the work were social skills, managerial skills, coaching, coaching psychology and cognitive behavioral coaching, group coaching. The results show that the training of professional social skills is an appropriate method for the development of these skills and for the integration of groups. It has been found that cognitive-behavioral coaching tools aggregate and are suitable for training. For future studies it is suggested to apply, in companies, the training of social skills professionals using the tools of cognitive-behavioral coaching. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-16T17:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLAUDIA CARRAROri.pdf: 3551156 bytes, checksum: ae04ab5f01dffdfb1c68cfe5ed5d52f3 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.format.extent | 119 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Treinamento de habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Competências sociais | pt_BR |
dc.subject | Treinamento gerencial | pt_BR |
dc.subject | Terapia cognitivo-comportamental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.title | Ferramentas de coaching cognitivo-comportamental no desenvolvimento de habilidades e competências sociais profissionais : uma análise comparativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Cognitive-behavioral coaching tools in the development of professional skills and competencies: a comparative analysis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Araújo, Elvira Aparecida Simões de | pt_BR |
dc.contributor.other | Ribeiro, Maria Júlia Ferreira Xavier | pt_BR |
dc.contributor.other | Milaré, Sueli Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
CLAUDIA CARRAROri.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License