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dc.contributor.advisorAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcos Antonio dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T13:30:19Z-
dc.date.available2019-08-16T13:30:19Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1055-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araujopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da educação profissional na formação de competências para o mercado de trabalho, por meio de estudos realizados nas instituições de ensino profissionalizantes e do mercado de trabalho no município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. O método constitui-se de estudo de caso, por meio de pesquisa de campo e documental, de abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos utilizados foram questionários para 148 alunos, seis coordenadores de cursos e profissionais da área pedagógica e 26 professores de cursos técnicos. Os resultados apontam que as instituições de ensino têm desenvolvido nas suas práticas educacionais atividades que alcançam a competência social, demonstrando menor relevância para a formação técnica dos alunos. Tais resultados são apontados, tanto pelos alunos, assim como, pelos professores, pela coordenação de cursos e profissionais que atuam na área pedagógica. Com relação ao mercado de trabalho, quando comparado este ao campo da educação, os resultados demonstram que o município tem se mantido com um desenvolvimento significativo na educação, porém com queda no setor de emprego e renda, exigindo políticas públicas capazes de absorver a demanda de formação da educação. Houve também mudanças no perfil socioeconômico, o que passa a demandar um novo perfil de empregabilidade, o que também passa a exigir um novo modelo de educação profissional capaz de desenvolver as competências necessárias. O estudo possibilitou verificar que o município marcado pela economia da indústria, passa a ser também estruturado fortemente pela economia oriunda de serviços, o que passa a exigir a criação de novos modelos de ensino e de novos cursos. Portanto, conclui-se com este estudo com sugestões de pesquisas constantes de mercado de trabalho para oferta de cursos, formação continuada dos profissionais de ensino, de melhorias, tanto de cunho pedagógico, estrutural e de formação técnica dos alunos, assim como desenvolvimento de políticas e parcerias entre empresas e escolas profissionalizantes e elaboração de ferramentas de acompanhamento de ofertas e procuras de vagas, com possibilidade de mapear as competências que atendam a realidade do município.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to analyze the contribution of professional education in the training of skills for the labor market, through studies carried out in professional education institutions and the labor market in the city of Volta Redonda, State of Rio de Janeiro . The method is a case study, through field and documentary research, with a qualitative and quantitative approach. The instruments used were surveys destined for 148 students, six coordinators of courses and professionals in the pedagogical area and 26 teachers of technical courses. The results show that educational institutions have developed in their educational practices activities that reach social competence, showing less relevance for the technical training of students. These results are pointed out, both by the students, as well as by the teachers, by the coordination of courses and professionals who work in the pedagogical area. And, about the labor market, when compared to the education field, the results show that the municipality has maintained a significant development in education, but with a fall in the employment and income sector, requiring public policies capable of absorbing the demand for Education. There were also changes in the socioeconomic profile, which requires a new profile of employability, which also requires a new model of professional education capable of developing the necessary skills. The study made it possible to verify that the municipality marked by the industry economy is also strongly structured by the services economy, which now requires the creation of new teaching models and new courses. Therefore, it concludes with this study with suggestions of constant labor market research to offer courses, continuing education of teaching professionals, improvements, both pedagogical, structural and technical training of students, as well as development of policies And partnerships between companies and vocational schools and elaboration of tools to follow up offers and job searches, with the possibility of mapping the competencies that match the reality of the municipality.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T13:30:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA.pdf: 1895232 bytes, checksum: 6f6db0c2ca282d47a0a5c5b247f15284 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent128 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleEducação profissional e novos contextos para o trabalhadorpt_BR
dc.title.alternativeProfessional education and new contexts for the workerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherSilva, Ana Enedi Princept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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