Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.authorWalchhutter, Sandra Valériapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T20:12:11Z-
dc.date.available2019-08-15T20:12:11Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1056-
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Elvira Aparecida Simões de Araujopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em meio à globalização, tanto o setor industrial quanto o de prestação de serviços envolvem lidar direta ou indiretamente com o uso do meio ambiente para a geração de riquezas do país. Considerando a Habilitação Profissional dos Cursos Técnicos como propulsora para capacitar agentes atuantes nos segmentos da indústria e da prestação de serviços, entende-se que o ensino voltado aos técnicos oriundos desses cursos assuma relevante papel no desenvolvimento de práticas que instituam, além de fazeres imprescindíveis para o exercício da profissão, também competências, habilidades, atitudes e valores voltados à aprendizagem do Desenvolvimento Sustentável, indispensável para o exercício da cidadania. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar o perfil da ETEC de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas direcionadas ao Desenvolvimento Sustentável, nos Cursos Técnicos. Como indicadores para orientarem análise de documentos e visão de Gestores e Professores no tocante à importância do ensino e da aprendizagem de Desenvolvimento Sustentável na Formação Profissional dos Cursos Técnicos, objeto deste estudo, elaborou-se uma matriz de categorização de dimensões do Desenvolvimento Sustentável com base no Relatório de Gro Harlem Brundtland intitulado Nosso Futuro Comum. Com finalidade exploratória e investigação empírica, a pesquisa documental foi efetuada por meio de consultas online. Para a pesquisa de campo, questionários foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados. Esses questionários foram compostos por perguntas de estruturas fechada, aberta e dupla. As de estruturas fechadas, em escala Likert, abrangeram dez questões em que, na escala, o número um (1) se refere à máxima concordância, o número dois (2) à parcial concordância, o número três (3) à parcial discordância e o número quatro (4), à máxima discordância frente a cada pergunta proposta. Também com estruturas fechadas, 11 aspectos do Desenvolvimento Sustentável foram abordados com o propósito de que cada respondente assinalasse com "X" o ou os aspectos contemplados na sua, na sua e em outras disciplinas, ou apenas em outras, ou nem na sua nem em outras disciplinas do Curso Técnico. Na sequência, foi proposta uma questão de estrutura aberta e duas de estruturas duplas: abertas e fechadas para marcação "SIM" ou "NÃO". Tanto enfoque documental quanto pesquisa de campo possibilitaram evidências relevantes que resultaram na triangulação de informações. Além disso, para fornecer respostas ao problema, procedeu-se à organização dos dados em categorias, subcategorias e elaboração de tabulação. O estudo em questão, com abordagens qualitativa e quantitativa, foi amparado num Estudo de Caso único delimitado a uma Instituição Pública Estadual de Ensino Técnico, localizada em São Caetano do Sul, São Paulo. O resultado demonstrou que a Formação Profissional dos Cursos Técnicos favorece tênue instrumentalização dos educandos quando se trata de conteúdo específico direcionado ao Desenvolvimento Sustentável em todas as suas dimensões, embora as concepções de Gestores e de Professores demonstrem ser importante, para a formação discente, haver um componente curricular destinado ao ensino e à aprendizagem de Desenvolvimento Sustentável como prática cidadã e de garantia de direitos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the midst of globalization, both the industrial sector and services provision involve dealing directly or indirectly with the use of the environment for the generation of wealth in the country. Consider the professional qualification of technical courses as a promoter to empower agents operating in the sectors of industry and services means that the teaching aimed to technicians from these courses take important role in developing practices that include, in addition to making essential to the practice of the profession, also powers, abilities, attitudes and values aimed at the learning of sustainable development, indispensable for the exercise of citizenship. In this context, the objective of this study was to identify the profile of São Caetano do Sul ETEC under the prism of educational activities directed towards Sustainable Development in technical courses. As indicators to guide analysis of documents and forward thinking managers and teachers with regard to the importance of teaching and learning for sustainable development in the professional training of technical courses, object of this study, devised an array of categorizing dimensions of sustainable development based on Gro Harlem Brundtland report entitled Our Common Future. Exploratory and empirical research purpose, the documentary research was conducted through online consultations. For field research, questionnaires were used as instruments for data collection. These surveys were composed of closed structures, open questions and double. The closed structures, Likert scale, covered 10 issues on which, in the scale, the number one (1) refers to the maximum agreement, the number two (2) partial agreement, the number three (3) to partial disagreement and the number four (4) the maximum disagreement in front of each question proposed. Also with closed structures, 11 aspects of Sustainable Development were addressed with the purpose that each respondent assign with "X" or aspects covered in your and in other disciplines, or only on others, or even in your or in other disciplines of the technical course. As a result, a matter of open structure and two double structures: open and closed to mark "yes" or "no". Both documentary approach as field research enabled relevant evidence which resulted in the triangulation of information. In addition, to provide answers to the problem, the Organization of data into categories, subcategories and tab. The study in question, with qualitative and quantitative approaches, was based on a single case study bounded to a State Public Institution of Technical Education, located in São Caetano do Sul, São Paulo. The result showed that the vocational training courses, if tenuous learners instrumentalization favours when it comes to specific content directed to sustainable development in all its dimensions, although the managers and teachers' conceptions showing is important for student training, be a curricular component intended for teaching and learning for sustainable development as practice and guarantees citizen rightspt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T20:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra Valeria Walchhutter.pdf: 6487142 bytes, checksum: a80f9f7793469e0e04b53309413ac660 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent123 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectCurso técnicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleDesenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicospt_BR
dc.title.alternativeSustainable development: the profile of the Technical School -ETEC - São Caetano do Sul in the light of the educational activities of the Technical Coursespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherSilva, José Luís Gomes dapt_BR
dc.contributor.otherJoaquim, Walderez Moreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sandra Valeria Walchhutter.pdf6.34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons