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dc.contributor.advisorCarniello, Mônica Franchipt_BR
dc.contributor.authorRamos, Ruama Lorena Ferrazpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T13:34:37Z-
dc.date.available2019-08-16T13:34:37Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1117-
dc.descriptionOrientador Prof.ª Dr.ª Monica Franchi Carniellopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em um contexto caracterizado como sociedade da informação, no qual se situa o governo eletrônico, os canais de comunicação tornam-se um meio de diálogo importante entre governo e sociedade. Através dos mesmos, os cidadãos tornam-se atores podendo interagir nas decisões políticas, discussões e melhorias para o âmbito da gestão pública, ofertando serviços e informações de interesse social. Está dissertação tem o objetivo de analisar o fator prestação de serviços oferecidos pelos canais de comunicação do governo eletrônico em Cachoeira Paulista, averiguando a situação deste pequeno município na utilização dos serviços. A metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza mista, com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevista semiestruturada aberta como instrumento de coleta de dados nos órgãos gestores do município (prefeitura), com a técnica de análise de conteúdo; e quantitativa com questionário estruturado aplicado em 400 cidadãos cachoeirenses, de acordo com cálculo amostral. Também analisou-se o portal do município para verificação da oferta dos serviços com base na documentação de padronização e-PWG governamental. Como resultado principal, a pesquisa apresentou que não há um espaço consolidado de governo eletrônico para a prestação destes serviços aos cidadãos. Existe um portal de e-Gov, bem como canais de comunicação utilizados de maneira ineficiente. As informações públicas contempladas nestes canais são pouco acessadas pelos cidadãos, e há ausência de dados atualizados e dificuldade no entendimento. Tem-se como principais considerações: a necessidade de adaptação destes canais para a realidade dos pequenos municípios, sendo estes diferentes das grandes metrópoles, demonstrando como perspectiva a tecnologia aplicada ao uso do cidadão, onde observou-se que não há uma real preocupação do cenário existente desconsiderando a cultura local.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In a context characterized as an information society, in which e-government is located, communication channels become a means of important dialogue between government and society. Through them, citizens become actors and can interact in political decisions, discussions and improvements to the scope of public management, offering services and information of social interest. This dissertation aims to analyze the service rendering factor offered by the electronic government communication channels in Cachoeira Paulista, investigating the situation of this small municipality in the use of services. The research methodology used was of a mixed nature, with a qualitative approach, using a semi-structured interview as an instrument for collecting data in the municipal administration (city hall), with the technique of content analysis; And quantitative data with structured questionnaire applied to 400 Cachoeiran citizens, according to sample calculations. We also analyzed the municipality's portal to verify the service offer based on the standardization documentation and the government PWG. As a main result, the research showed that there is no consolidated e-government space for the provision of these services to citizens. There is an e-Gov portal as well as inefficiently used communication channels. The public information provided in these channels is poorly accessed by citizens, and there is a lack of updated data and a lack of understanding. The main considerations are: the need to adapt these channels to the reality of the small municipalities, these being different from the big metropolises, demonstrating as a perspective the technology applied to the use of the citizen, where it was observed that there is no real concern of the scenario Disregarding the local culture.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T13:34:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RUAMA LORENA FERRAZ RAMOS.pdf: 2320037 bytes, checksum: d6f6f5dd16bafe35eb790e7bbf076855 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent162 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGoverno eletrônicopt_BR
dc.subjectTransparênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleE-GOV em Cachoeira Paulista - SP : canais de relação entre governo municipal e cidadãos em um município de pequeno portept_BR
dc.title.alternativeE-GOV Iin Cachoeira Paulista - SP: channels of relationship between municipal government and citizens in a small municipalitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAssis, Francisco de (jornalista)pt_BR
dc.contributor.otherGutlich, George Rembrandt, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherGalvão Jr., Lourival da Cruzpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

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