Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1118
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estratégia organizacional em pequenas empresas de base tecnológica na região metropolitana do Vale Do Paraíba e Litoral Norte
Other Titles: Organizational strategy in small technology-based companies in the Metropolitan Region of the Paraíba Valley and North Coast.
Authors: Souza, Victória Balady Reis de
Abstract: Resumo: As pequenas empresas possuem relevância no desenvolvimento de uma localidade ou um país por meio de geração de empregos, distribuição de riqueza e desenvolvimento de capital intelectual. Diferentemente das empresas de grande porte que há formalidade na definição da estratégia organizacional, as pequenas empresas de base tecnológica possuem como características a informalidade e pouco conhecimento em gestão estratégica de negócio e, ainda assim muitas se destacam em suas atividades comerciais pelo uso constante de inovações e ações empreendedoras em seus produtos e processos. Objetiva-se, portanto, com este estudo, compreender como a concepção da estratégia das pequenas empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e comparar os dados coletados com a teoria da Visão Baseada na Instituição. A base do estudo foi desenvolvida a partir de pesquisa qualitativa descritiva e entrevista individual com os proprietários-dirigentes, por meio de roteiro semiestruturado e flexível analisada e amparada sob o referencial teórico da estratégia organizacional e a teoria da IBV. A construção do conhecimento foi definida por técnicas de narrativa e visual mapping com intuito investigatório de compreensão na formação de estratégia. De acordo com as análises obtidas, as pequenas empresas de base tecnológica apresentaram em sua estratégia os elementos do tripé organizacional (concorrência industrial, recursos e capacidades organizacionais e instituições formais e informais) definido pela teoria do IBV, preponderando em cada uma delas um ou outro elemento formador. A preponderância por um dos elementos formadores da estratégica foi relacionada com as características do proprietário-dirigente e a realidade em que a empresa se encontrava no momento da estruturação da estratégia organizacional. Porém, na análise constituinte da estratégia, em todas as empresas foi identificado os elementos da concorrência industrial, recursos e capacidades organizacionais e instituições formais e informais contemplados na teoria da Visão Baseada na Instituição.
Abstract: Small companies have a relevant position for the development of places and countries when providing new jobs, wealth distribution and intellectual capital development. They act differently from big companies since they are on informality, few business strategical knowledge and the use of constantly innovation and entrepreneurship actions in their products and services. This research aims to analyze the strategies of small companies located in the metropolitan area of the Vale do Paraiba and South Coast, understanding all the gathered data with the Theory of Institutional Based View. This study was developed from a qualitative description approach and individual interviews with owner-managers through a semi-structured and flexible guide being supported by the Strategical Organizational Theory and the IBV Theory. Knowledge building was set up from narrative techniques and visual mapping under an inquiring approach of understanding and strategy formation. According to the analyses, small technological companies have showed in their strategies elements of an organization tripod (industrial competition, resources and organizational capacity and formal and informal instituions) defined by the IBV Theory, highlighting one or other element, specifically. Such elements were set up according to the owner-managers’ characteristics and their company reality when deciding about their strategical organizational structure. However, when analyzing their structures, it was identified in all the companies, some competitive elements, resources, organizational skills and formal and informal institutions that are part of the Vision Theory in the institution.
Keywords: Gestão
Planejamento estratégico
Empresas de base tecnológica
Pequenas e médias empresas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1118
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Victoria Balady Reis de Souza.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons