Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1133
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Intercâmbio estudantil no ensino técnico : a perspectiva de discentes, docentes e gestores de instituições públicas
Other Titles: Student-exchanging programs within technical education: the perspective of students, teachers and managers of public institutions.
Authors: Pereira, Maurílio José
Abstract: Resumo: Esta pesquisa aborda o processo de intercâmbio estudantil no ensino técnico, que proporciona aos estudantes a troca de experiências culturais e sociais com o país de destino, analisando a experiência de intercâmbio estudantil vivenciada por alunos de instituições públicas de ensino técnico e as perspectivas de professores e gestores das instituições pesquisadas. Está estruturada a partir de um estudo documental e pesquisa de campo, com objetivo exploratório e abordagem qualitativa, realizado em duas instituições públicas de ensino técnico na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, nas cidades de Lorena e Cachoeira Paulista. Foram realizadas entrevistas com os alunos que participaram do programa de intercâmbio estudantil proporcionado por essas instituições, e também com seus docentes e gestores. A amostra compõe-se de 24 participantes, sendo quatorze alunos, sete professores e três gestores. Os dados foram analisados por meio de técnicas qualitativas do método de análise de conteúdo, com o auxílio do software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multimensionnelles de Textes et de Questionnaries). Os resultados revelam que o intercâmbio estudantil proporcionou enriquecimento cultural e social aos participantes, além da possibilidade de ingresso em um mercado de trabalho mais qualificado, alguns com utilização do idioma e relacionamento com estrangeiros nas atividades profissionais. Docentes e gestores também veem o intercâmbio como uma forma de enriquecimento cultural e aumento da visão de mundo do aluno, além de acreditarem que ele gera uma imagem institucional positiva, destacando a importância do programa como auxiliar no controle da evasão escolar. Pode-se concluir que a experiência de intercâmbio proporcionada pelas instituições deve ser aprimorada, pois a mobilidade estudantil contribui para o desenvolvimento global do aluno e, consequentemente, para o desenvolvimento regional, à medida que colabora para a construção de uma sociedade mais crítica e participante de decisões em seu entorno.
Abstract: This paper addresses student-exchanging programs within technical education. It enables the students to exchange cultural and social experiences with the country of destination, analyzing the exchange program experienced by students from technical education public institutions, and also the perspectives of teachers and managers of the institutions surveyed. The survey was carried out with a documentary study and field research, with exploratory objective and qualitative approach, in two technical education public institutions in the metropolitan region of the Paraiba Valley and the North Coast, in the towns of Lorena and Cachoeira Paulista. Interviews were conducted with students who participated in the student exchange program provided by these institutions, as well as teachers and administrators. The sample was composed of 24 participants, being fourteen students, seven teachers and three managers. The data were analyzed through qualitative techniques by means of the content analysis method, with the aid of the IRaMuTeQ software (Interface de R pour les Analyses do Multimensionnelles de Textes et de Questionnaries). The results show that the student exchange program provided social and cultural enrichment to participants, besides the possibility of joining a more qualified labor market, with some of the participants using the language and relationship with foreigners in professional activities. Teachers and administrators also see the exchange program as a way to obtain cultural enrichment and broaden the student's view of the world, in addition to believing that it generates a positive institutional image and highlighting the importance of the program to assist in the control of truancy. It can be concluded that the exchanging experience provided by the institutions must be improved, because the student mobility contributes to their overall development and, consequently, to regional development, as it collaborates to build a society that is more critical and participant in the decisions taken in their surroundings.
Keywords: Planejamento
Desenvolvimento regional
Intercâmbio entre escolas
Ensino técnico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1133
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maurilio Jose Pereira.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons