Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1238
metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Aplicação da metodologia japonesa A3 para detectar causa raiz e elaborar contramedidas em fornecedor
Authors: Azevedo, Rafael Soares
Abstract: Resumo: Desde o século XX já existiam as relações entre montadora e fornecedor. A interação entre eles é de extrema importância para aquisição com preços mais competitivos, qualidade e flexibilidade. A qualidade é uma das partes mais importante dessa relação para o sucesso da parceria e obtenção de resultados positivos para ambas as empresas. O trabalho irá abordar temas da qualidade, tais como, conceitos e ferramentas da qualidade e os benefícios da relação entre cliente e fornecedor. Problemas de qualidade ocorrem em todas as empresas, em algumas em menor e em outras em maior quantidade, menor ou maior impacto, porém quando acontecem, o diferencial está em como tratar o problema e resolver. No trabalho será abordado o tema da qualidade entre as empresas, com intuito de tratar os problemas nesta área utilizando ferramentas da qualidade compreendidas no método da empresa japonesa Toyota no modelo de relatório em formato A3, para detecção de causa raiz, proposição de ação corretiva e avaliação de abrangência e eficácia. O resultado é apresentar que o problema foi tratado pelo relatório A3, no qual, a causa raiz foi identificada, plano de ação elaborado e implementado, verificado a eficácia e padronizado.
Abstract: Since the 20th century already existed relations between Manufacturer and Supplier. The relationship between them is extremely important to acquire more competitive prices, quality and flexibility. Quality is one of the most important of this relation for successful partnership and better results for both companies. This paper will address Quality issues such as Quality concepts, Quality tools and benefits of a relationship between Customer and Supplier. Quality problems can happen in all companies, some in smaller and others in bigger quantities, smaller and bigger impacts, but when it happens, the differential is in how to treat and solve the problem. The aim of this paper is to show the quality importance for the companies with objective to treat problems using Japanese A3 report with quality tools, to detect root cause, corrective action plan, coverage and efficacy. The paper result is to present the problem solving treated by A3 report, showing the root cause identification, action plan & implementation, checked efficacy and standardized.
Keywords: Relatório
Fornecedores
Gestão da qualidade
Produção enxuta
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pesquisa e Pós-graduação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1238
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Gerência de Projetos - MBA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rafael Soares Azevedo.pdf3.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons