Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1253
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido | pt_BR |
dc.contributor.author | Padovani, Maria Beatriz Mandelert | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T17:23:42Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T17:23:42Z | - |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1253 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Dr. Édson Aparecida de Araújo Querido Oliveira. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2007. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho consiste na comparação do model o educacional presencial adotado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA na oferta das Licenciaturas que mantém no Estado Pará, com um modelo híbrido de licenciaturas que integre as tecnologias da informação e da comunicação, as denominadas ferramentas de Educação a Distância, com especial enfoque na integração das tecnologias que envolvem a rede mundial de computadores, aos projetos pedagógicos atualmente implementados pela Universidade, com vistas à promoção da inclusão social dos professores. Evidenciando que a educação é fator estratégico para o desenvolvimento dos países e que o Brasil, assim como a maioria dos países em desenvolvimento, encontra-se em processo de revisão e reforma de seu sistema educacional, destaca-se a importância da formação de professores neste cenário. Com base no modelo híbrido proposto, a questão central do trabalho é determinar as vantagens e desvantagens resultantes da utilização das tecnologias da informação e da comunicação no âmbito da formação de professores. No contexto analisado, por meio de pesquisa documental e bibliográfica, considerando as licenciaturas presenciais já implantadas, valendo-se dos instrumentos oficiais de avaliação de cursos de graduação do Ministério da Educação, por todos os ângulos considerados no presente estudo, concluí-se que a implementação do modelo híbrido proposto apresenta vantagens sobre a manutenção do modelo presencial adotado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no Estado do | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This paper consist on comparing the presential educational model used at Vale do Acaraú State University to offer teacher formation at the State of Pará with a teacher formation hybrid model that integrate information and communication technologies, the Distance Education tools, focusing on integrating technologies that involve the world wide web, to pedagogic projects applied by the University nowadays, aiming to promote social inclusion of teachers. Showing that education is a strategic factor to countries development and that Brazil, as most countries in development, is reviewing and reforming its educational system, the importance of teachers' formation is amplified at this context. Based upon hybrid proposal, the main question of this paper is to determinate advantages and disadvantages resulting from the use of information and communication technologies to teacher formation. At the analyzed context, by documental and bibliographic research, considering existing presential teacher formation, through official evaluation instruments of graduation courses from the Education Ministry, by all angles considered on this study, it is conclude that the application of the hybrid model proposed has advantages to maintaince of the presential model used by the Vale do Acaraú State University at the State of Pará. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-02T17:23:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Beatriz Mandelert Padovani.pdf: 1855427 bytes, checksum: 3c5fdc577934e786b6eea676c61ec294 (MD5) Previous issue date: 2008 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (189 f.) : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Educação a distância - EAD | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Licenciaturas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.title | Implementação do modelo híbrido de formação de professores em prol do desenvolvimento regional do Estado do Pará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Maria Beatriz Mandelert Padovani.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License