Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSquarcina, Cristiane Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T18:10:51Z-
dc.date.available2019-09-04T18:10:51Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1279-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa buscou investigar as competências gerênciais identificadas como necessárias para o desempenho social, segundo a percepção dos gerentes e de funcionários a eles subordinados. O lócus da pesquisa foi uma empresa de grande porte situada na região do Vale do Paraíba Paulista. O procedimento metodológico utilizado foi uma análise de caso, dividido em duas fases. Na primeira fase foi realizada análise documental com finalidade de identificar as competências organizacionais difundidas na empresa. Na segunda, foram aplicadas entrevistas com três grandes questões, em 50% do corpo gerencial em estudo e no mesmo número de funcionários subordinados. Os depoimentos das entrevistas foram analisados qualitativamente de acordo com o Discurso do Sujeito Coletivo e comparados com a análise documental. Os resultados apontaram que a percepção do comportamento gerencial competente envolve, em primeiro lugar, as competências empresariais que agregam valor ao negócio e, em segundo lugar, as competências sociais que permitem e favorecem relações sociais positivas. Conclui-se que as habilidades e competências gerenciais estão inter-relacionadas ao contexto organizacional e envolvem as competências intrapessoais do gerente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigated the abilities and competencies demanded for professional who have a management position, according to the perception of managers and to the employees subordinated to them. The study took place in a big company situated in the Vale do Paraíba, in the state of São Paulo. The metodological procedure was a case analysis, divides in two parts. The first part was a documental analysis with the aim to identify the competencies disseminated in the company. The second, was data collecting through individual interview with three questions in 50% of the manager's staff and in the same number of employees. The speeches were qualitatively analyzed with the use of the Collective Subject's Discourse and compared to documental analysis. Results indicated that the perception of what has been considered the manager's competent behavior involves, at first, business competencies which add value to business and second, social competencies, which permit and propitate positive social realations. In conclusion, manager's social abilities and competencies are associated with the organizational context and involve manager's intrapersonal competency.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T18:10:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristiane Fernandes Squarcina.pdf: 1872727 bytes, checksum: 4cc39be28d20dd11c384bb4e77ed2e37 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent1 recurso online (164 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectCompetências sociaispt_BR
dc.subjectCompetências gerenciaispt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleA percepção das competências gerenciais por meio do discurso do sujeito coletivopt_BR
dc.title.alternativeThe perception of management competencies through the collective subject's discoursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherLefèvre, Ana Maria Cavalcantipt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Maria Júlia Ferreira Xavierpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cristiane Fernandes Squarcina.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons