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dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Magali Ramospt_BR
dc.date.accessioned2019-09-09T14:22:23Z-
dc.date.available2019-09-09T14:22:23Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1307-
dc.descriptionOrientação: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os inúmeros estudos feitos por grandes pesquisadores sobre leitura no Brasil revelam um dado alarmante: o ensino de leitura ainda apresenta deficiência em nosso país. As escolas, de maneira geral, baseadas nos livros didáticos disponíveis, continuam trabalhando a leitura de forma mecânica, ou falta apluralidade da leitura para os alunos, uma vez que o professor os conduz para uma leitura que é sua, acreditando ser a única correta e possível. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998) - sugerem uma concepção sociodiscursiva de ensino baseada em atividades de leitura e de produção de gêneros discursivos, ou seja, textos dereal circulação social, para a ampliação de conhecimentos de mundo do aluno e para a formação de um leitor proficiente nas mais variadas formas de textos. Dessas muitas possibilidades, o rótulo é um gênero interessante, tendo em vista sua grande utilização nos mais diversos tipos de produtos de consumo no mercado. Para esta pesquisa,foi escolhida a leitura de rótulos de produtos alimentícios industrializados, como: batatas fritas, salgadinhos e cereais - por entender que os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio estão na idade em que, de um modo geral, são os grandes consumidores desses produtos alimentícios. Também pelo fato de que eles desconhecem o teor do texto impresso nos rótulos das embalagens, talvez por desinteresse ou pelo fato de alguns aspectos da linguagem serem de difícil compreensão para sua faixa etária ou, ainda, pela falta de hábito de leitura desse gênero. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar: a) um estudo sobre o gênero discursivo rótulo e aspectos publicitários contidos nesse gênero. b) análise de um corpus de seis rótulos de produtos alimentícios industrializados dos tipos: batatas fritas, salgadinhos e cereais; com sugestões de atividades de leitura desses rótulos em sala de aula, de acordo com recomendações dos PCN. Os resultados mostram a importância de se trabalhar a leitura de rótulos em sala de aula, ressaltando a saúde do leitor ao consumir determinados elementos contidos nos produtos alimentícios industrializados, muitos destes prejudiciais ao organismo e, também, ao despertar o senso crítico nos elementos persuasivos, muitas vezes em excesso, utilizados pela publicidade contidas nos rótulos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The innumerable studies made for great researchers on reading in Brazil disclose data alarming: the reading education still presents deficiency in our country. The schools, in general way, based in available didactic books, they continue working the form reading mechanics, or it lacks the plurality of the reading for the pupils, a time that the professor leads them for a reading that is its, believing to be only correct and the possible one. National Curricular Parameters - PCN (BRAZIL, 1998) - they suggest a sociodiscourse conception of education based on activities of reading and production of discourse genre, or either, texts of real social circulation, for the magnifying of knowledge of world of the pupil and for the formation of a proficient reader in the most varied forms of texts. Of these many possibilities, the label is an interesting sort, in view of its great use in the most diverse types of products of consumption in the market. For this research, the reading of labels of industrialized nourishing products was chosen, as: French fries, corn snacks and cereals - for understanding that the pupils of Basic Teaching Average Education are in the age where, ina general way, they are the great consumers of these nourishing products. Also for the fact of that they are unaware of the text of the text printed matter in the labels of the packings, perhaps for disinterest or the fact of some aspects of the language to be of difficult understanding for its age band or, still, for the lack of habit of reading of this sort. Thus, the objective of this work is to present: a) a study on the discourse sort label andaspects advertising executives contained in this sort. b) analysis of a corpus of six labels of industrialized nourishing products of the types: French fries, corn snacks and cereals; with suggestions of activities of reading of these labels in classroom, in accordance with recommendations of the PCN. The results show the importance of if working the reading of labels in classroom, standing out the health of the reader when consuming definitive elements contained in industrialized nourishing products, many of these harmful ones to the organism and, also, to the wakening the critical sense in the persuasive elements, many times in excess, used for the advertising in labelspt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-09T14:22:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Magali Ramos Ferreira.pdf: 2555702 bytes, checksum: 6a68e0273f627e4b90e4155474bf91d2 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.format.extent1 recurso online (101 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectRótulopt_BR
dc.subjectProduto alimentíciopt_BR
dc.titleLeitura de rótulo de produto alimentício na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
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