Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1316
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior |
Authors: | Pinto, Maria Cristina dos Santos |
Abstract: | Resumo: A presente pesquisa visava entender os motivos que levaram as alunas do Curso Normal Superior a se inscreverem no ensino superior enunciando o desejo de exercerem atividades docentes nas áreas iniciais do ensino fundamental, se a graduação em outras áreas do ensino superior poderia lhes proporcionar prestígio profissional e econômico. Sob a hipótese norteadora de que sua opção pelo Curso Normal Superior era determinada por um discurso histórico de uma atividade tipicamente feminina, esta dissertaçãoanalisou o discursoproduzido pelos alunos desse curso, por meio da aplicação de questionário e redação de um texto autobiográfico.Mais especificamente, buscou rastrear, na materialidade linguística do discurso da alunas do Curso Normal Superior, a manifestação de sua subjetividade. O percurso análitico pautou-se na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, partindo do pressuposto da inseparabilidade entre o sujeitoe seu discurso (Pêcheux) e postulados foucaultianos da confissão e da escrita de si como dispositivos que possibilitam o autoconhecimento. A pesquisa considerou que o sujeito enuncia sob a ilusão de que o dizer lhe pertence, quando, na verdade, repete discursos já existentes, sob a ilusão de que tem controle absoluto do que profere e analisou a eficácia dos dispositivos da confissão e da escrita de si como possibilidade de autoconhecimento. Resultados da análise das respostas ao questonário revelaram que elas optam pela frequência nesses cursos determinadas pela memória discursiva do que seja professora de séries iniciais. Levaram, ainda, à conclusão de que a representação que as alunas têm de si mesmas e do fazer docente: uma missão que requer indivíduos vocacionados para o exercício do magistério, uma atividade tipicamente feminina. A análise do segundo corpus, constituído de autobiografias, permitiu concluir que, ao falar de si, ratificaram a determinação histórica de sua escolha por esse curso, tornaram possível o seu autoconhecimento, permitido por meio do funcionamento dos dispositivos da confissão e da escrita em si, pois ao redigir o texto autobiográfico, ainda que as alunas não o pretendessem, foi possível conhecererm-se um pouco mais. Abstract: Abstract: This research aimed to understand the motives that took the female students of Superior Normal Course to enrol themselves in suc course and the aspiration of performing teaching activities to the initial years of the "Ensino Fundamental" taking into consideration that the graduation in other areas of studies could offer them professional and economical prestige. Under the hypothesis that the choice for this course was made by the historical discourse of being a tipically female activity, this dissertation analyzed the discourse produced by the female students of this course, through a questonnaire and an autobiografy essay. But specially, it searched to trace, in the linguistic materiality of the discourse of the students of Superior Normal Course, the manifestation of its subjectivity. The analytical way was regulated by the perspective of the French discourse analysis line, from the pressupposition of inseparability between the subject and its discourse (Pêcheux) and Foulcot postulates of the confession and writing about oneself as disposition that make it possible the self-discovery. The research considered that one enunciates under the illusion that the saying belongs to oneself, when, in reality, one repeats discourses already made before, under the illusion that one has the absolute control on what utters and has analyzed the efficiency of the confession and of the writing about oneself as possibiliy of self-discovery. The analysis of the answers of teh questionnaire showed that they chose this course because of the discursive memories of what it is to be an early stage teacher. The results also took to the conclusion that the representation of the female students about themselves and their teaching: a mission that needs people with inner call of teaching, a tipically female activity. The analysis of the second corpus made from the biographies brought to the conclusion that, taking about themselves, confirm the historical determination of their choice, it made it possible the self-discovery from the confession and writing about themselves and also allowed the female students, even without intention, to learn a bit more about themselves. |
Keywords: | Formação de professores Análise do discurso Subjetividade Curso normal superior Gênero autobiografia |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1316 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
MARIA CRISTINA DOs santos pinto.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License