Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1632
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Alessandra Junqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T11:58:45Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12T11:58:45Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1632 | - |
dc.description | Orientação: Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A orientação para o ensino de Língua Portuguesa fundamentada, em parte, na teoria dos gêneros discursivos já é bastante difundida no meio acadêmico e tem despertado o interesse de professores, porém, esses profissionais ainda se encontram carentes tanto de fundamentação teórica quanto de exemplos práticos. Partindo desse quadro, a presente pesquisa apresenta dois objetivos, sendo o primeiro a criação de uma seqüência didática por meio da qual se pretende desenvolver a compreensão e a produção do gênero textual fábula por alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Como segundo objetivo, este trabalho busca investigar as capacidades de linguagem trabalhadas em cada dos exercíciosconstitutivas da seqüência em questão. Ao tomarmos conhecimento da proposta de seqüência didática elaborada por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), hipotetizamos a possibilidade de sua transposição para o trabalho com fábulas. Em relação à análise da seqüência didática, hipotetizamos que identificaríamos o desenvolvimento de todas as capacidades de linguagem. Como resultado, confirmamos a possibilidade da criação de uma seqüência didática nos moldes propostos, bem como a abordagem de, ao menos, uma capacidade de linguagem em cada atividade. Enfim, o trabalho com gênero de texto por meio de seqüência didática, ao ensinar para o aluno os aspectos do contexto de produção, os elementos constitutivos da estrutura do gênero estudado e as características específicas da linguagem nele utilizada, proporciona também o desenvolvimento de capacidades de linguagem por meio das quais o aprendiz terá mais autonomia para a compreensão e ação no mundo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The orientation to the Portuguese Language teaching well founded, partly, in the discursive genders theory has already been quite widespread, in the academic course and it has interested teachers, however, these professionals have still been destituteas theoretical fundament as practical examples. Starting from this point, the present research presents two objectives, the first being the creation of a didactic sequence by means of which it is intended to develop the comprehension and the production the fable textual gender for students of the second term from elementary education. As second objective, this work searches for scanning the language capacities worded in each one of the constitutive exercises of sequence in question. By finding out about the developed didactic sequence proposal by Dolz, Noverraz &Schneuwly (2004), we hypothesized the possibility of a transposition for the word with fables. In relation to the analysis of the didactic sequence, we hypothesized that we would identify the development of all the language capacity. As a result, we confirmed the possibility of creation of a didactic sequence in the proposed patterns and we also confirmed the approach, at least, a language capacity in each text gender by means of didactic sequence, when teaching the learners the aspects of the production, structures context and the language specific characteristics used in gender, we also provided the development of language capacities by means of which this will have more autonomy to the comprehension and action in the world. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-12T11:58:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alessandra Junqueira Vieira.pdf: 563547 bytes, checksum: b5d609df71c24eb35a880476d42dbf68 (MD5) Previous issue date: 2007 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (104 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.isreferencedby | IEIRA, Alessandra Junqueira. Desenvolvendo capacidades de linguagem: uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté. | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR | * |
dc.source | Domínio Público | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Fábula | pt_BR |
dc.subject | Produção escrita | pt_BR |
dc.subject | Sócio-interacionismo | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.title | Desenvolvendo capacidades de linguagem : uma proposta de seqüência didática para a compreensão e produção escrita do gênero textual fábula | pt_BR |
dc.title.alternative | Developing language capacities: aproposal of didactic sequence for the comprehension and writing production of the fable textual gender. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Alessandra Junqueira Vieira.pdf | 550.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License