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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Entre causos e contos : gêneros discursivos da tradição oral numa perspectiva transversal para trabalhar a oralidade, a escrita e a construção da subjetividade na interface entre a escola e a cultura popular
Authors: Batista, Gláucia Aparecida
Abstract: Resumo: Esta dissertação apresenta resultados de duas pesquisas, feitas de forma complementar. A pesquisa inicial, feita com o intuito de desenvolver competências de linguagem oral e escrita em alunos de 5ª série de uma escola pública, fez necessária uma segunda pesquisa, para caracterização do gênero discursivo causo. Com o início do projeto em sala de aula, tinha-se em mente trabalhar com a contação de histórias da tradição oral, caracterizando os gêneros discursivos mito, conto popular, lenda e causo. Tratava-se de proporcionar aos alunos a vivência desses gêneros de diferentes formas: primeiramente a audição das narrativas contadas pela professora e por um contador popular, forma tradicional de transmissão cultural, passando depois à leitura, como uma forma de ampliar o contato dos alunos com tais narrativas e de despertar neles o gosto pela leitura. Seria também utilizado o recurso de assistência a um filme, Narradores de Javé, para discutir a questão de múltiplas versões da narrativa oral. Depois de ouvirem e lerem narrativas da tradição oral, conhecendo os gêneros nas discussões em sala de aula, os alunos passariam a produzi-los, contando suas próprias histórias, coletadas na comunidade ou lidas em livros, em vários momentos de rodas de contação de histórias. A partir dessas atividades, os alunos passariam a escrever (e a reescrever, em grupos) as narrativas anteriormente contadas, para poderem, além de exercitar a escrita e reescrita dos gêneros contados, divulgar o trabalho realizado, na forma de um pequeno livro com a coletânea das narrativas contadas em sala de aula. Ao realizar a pesquisa bibliográfica para caracterização dos gêneros citados, não foi encontrado, por esta pesquisadora, nenhum estudo específico sobre o causo. Tornou-se necessário caracterizar o gênero a partir de entrevistas feitas com os produtores do gênero: os contadores. Na cidade de Ubatuba, São Paulo, local desta pesquisa,persiste a cultura de contação de causos, a despeito das mudanças ocorridas nos últimos anos. Esta pesquisa foi feita paralelamente àquela na sala de aula, que seguiu os passos descritos acima, complementando-a e enriquecendo-a. Os aportes teóricos que guiaram o trabalho foram os relativos aos gêneros discursivos e à contação de histórias. Buscou-se desenvolver nos alunos sujeitos da pesquisa, além de competências de linguagem em situações de uso, uma intenção transversal, que possibilitasse a aplicação de tais competências fora da escola. Como base teórica para a pesquisa foram trazidas categorias elaboradas por Bakhtin, Bauman, De Certeau e Foucault que serviram, além de mostrar de onde parte este discurso, para a análise dos dizeres dos alunos, principalmente escritos na forma de comentários e apreciações das atividades realizadas. Os resultados desta investigação apontam para a relevância da realização de atividades orais significativas para os alunos, não simplesmente como complemento de outras competências de linguagem (leitura e escrita), mas como uma forma de exercício de si mesmos na relação social, ampliando o enfoque para além do desenvolvimento de competências, para a construção de sentidos para as atividades realizadas na escola, de modo que possam ser transpostos para a vida cotidiana desses alunos.
Abstract: This essay presents the results of two researches, complementary to each other. The initial research, that was done with the intention of developing oral and written skills on fifth grade students from a public school, pointed the necessary of a second research, in order to characterize the discourse genre of some folk narratives named causo. Beginning the project in the classroom, the aim was to work with storytelling from oral tradition, characterizing the discourse genres myth, popular tale and causo. The intention was to provide the students a living experience of these genres through different ways: first they would listen to the narratives told by the teacher and by a popular storyteller, which is the traditional way of cultural transmission, and after this, they would read, as a way to broaden the contact of the students with such narratives and to wake on them the pleasure of reading. The movie "Narradores de Javé" would also be used as an aid, to discuss the question of multiple versions of oral narrative. After listening and reading the narratives of oral tradition, and knowing the genres through discussions in the classroom, the students would start to produce them, telling their own stories collected in the community or reading in books in several moments during the circles of storytelling. From these activities, the students would start to write (and rewrite, in groups), the narratives previously told, so they could, besides developing their writing and rewriting of the genres told, divulging their work through a little book compiling the stories told in the classroom. When doing the bibliographic research to characterize the genres mentioned, it wasn't found by this researcher any specific study made about the causo. It became necessary to characterize the genre from interviews done with the producers of the genre: the tellers. In the city of Ubatuba, São Paulo, where this research was done, the culture of storytelling persists, against the changes that took place in the last years. This research was done simultaneously to the one in the classroom, that followed the steps described above, complementing and enriching it. The theoretical apporters that guided the work were, in the first place, the ones related to the discursive genres and to storytelling. It was intended to develop in the students subjected to the research their language skills in situations required, as well as a transversal intention that would make possible the application of these skills outside school. It was also brought categories elaborated by Bahtin, Bauman, de Certeau and Foucault, that besides showing from where this speech comes from, were also used to the analysis of the students speech, written mostly as comments and valuations of the activities done. The results of this research indicate the relevance for the students of carrying out meaningful oral activities, not simply as a complement of other language skills (reading and writing), but also as a way of exercising themselves in social relationships, broadening the focus further than the development of skills, to a construction of meanings for the activities carried out at school, in a way that they could be transposed to their daily lives.
Keywords: Oralidade
Contação de histórias
Causo
Gênero discursivo
Tradição oral
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1633
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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