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dc.contributor.advisorUyeno, Elzira Yokopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Luiza Maria Leite Machadopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T14:29:52Z-
dc.date.available2019-09-12T14:29:52Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1634-
dc.descriptionOrientação: Profª. Dra. Elzira Yoko Uyenopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A evidência de que se é regido por uma ordem do discurso da ética é tão visível que nem requer argumentação. A inclusão em suas grades curriculares da disciplina de Ética pelos diferentes cursos do nível de formação superior revela esse paradigma. A inexistência dessa disciplina em Curso Normal Superior, antigo curso de formação de professores, constituiu a motivação para o desenvolvimento da presente pesquisa. A hipótese para essa inexistência foi a de que a ética é pressuposta no fazer docente. Norteado pela perspectiva discursiva francesa, o estudo objetivou por meio de uma análise preliminar, detectar no discurso dos alunos, indícios de que eles acreditavam que a ética era constitutiva do fazer pedagógico. Entretanto, não encontrou os indícios da hipótese da qual partiu. Buscou-se, então, entender qual era a representação que as alunas do Curso Normal Superior tinham sobre ética e propôs uma atividade de leitura e produção de textos, com o intuito de se perceber se a leitura de textos filosóficos sobre ética promovia ou não de deslocamentos na leitura de fábulas. A análise do discurso das alunas levou à conclusão de que elas detêm um conceito de ética como valores desenvolvidos pela educação familiar, no interior da instituição familiar e como obediência a limites exigida pela convivência em sociedade, portanto, com os outros. Não se trata, portanto, da educação no sentido de estudo sistemático e formal, desenvolvida pelo Aparelho Ideológico Escolar, mas determinada pelo Aparelho Ideológico Familiar. A análise dos textos redigidos sobre a leitura de fábulas realizadas após a leitura de textos filosóficos sobre ética levou à conclusão de que a leitura destes últimos promovem deslocamentos na leitura daquelas, parecendo revelar um processo de ethopoiésis, de constituição do sujeito ético pela leitura e pela escrita.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The evidence that one is ruled by an order of the ethical discourse is so visible that it requires no argumentation.The inclusion of the Ethics discipline in several graduate level courses reveals this paradigm. The inexistence of this discipline in the Curso Normal Superior, the former teacher formation course, constitutes the motivation for the development of this present research. The hypothesis for such inexistence was that Ethics is implied in the teacher's work. Guided by the perspective of the French discourse, the study aimed at, through a preliminary analysis, detecting signs in the students' discourses whether they believed Ethics constituted a pedagogical work. However, no signs were found from the initial hypothesis. It was searched, then, what representation the students from Curso Normal Superior had about Ethics. A reading and writing activity was proposed with the objective of perceiving whether the reading of philosophical texts promoted any change or not in the reading of tales. The analysis of the students' discourse led to the conclusion that they withhold a concept of Ethics as values developed by family upbringing, and as the obedience to limits established by social living, therefore with the others. It is not a matter, however, of education in the sense of a formal systematic study carried out by the School Ideological Apparatus, but determined by the Family Ideological Apparatus. The analysis of the texts written about the reading of tales carried out after the reading of philosophical texts about Ethics led to the conclusion that the latter promotes changes in the reading of the former, revealing, apparently, a process of ethopoiesis, of the making of the subject through reading and through writing.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T14:29:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUIZA MARIA LEITE MACHADO ALVES.pdf: 2117312 bytes, checksum: d8a21bf22a33518a6b6f924bd511f49b (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.format.extent1 recurso online (133 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.isreferencedbyLVES, Luiza Maria Leite Machado. Leitura de fábulas e escrita: um percurso de subjetivaçãoÉtica do aluno-professor.2007. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciência Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté.pt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleLeitura de fábulas e escrita : um percurso de subjetivação ética do aluno-professorpt_BR
dc.title.alternativeAbles reading and writing: a process of ethic subjectiviness of student-teacherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCavallari, Juliana Santanapt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueirapt_BR
dc.contributor.otherHirooka, Elisa Yokopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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