Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChamon, Edna Maria Querido de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSales, Adriane de Castro Menezespt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T16:25:46Z-
dc.date.available2019-09-12T16:25:46Z-
dc.date.issued2012-
dc.citation.volume0pt_BR
dc.citation.issue45pt_BR
dc.citation.spage167-
dc.citation.epage184-
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40602012000300012pt_BR
dc.identifier.issn1984-0411-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679-
dc.description.abstractThis paper proposes an analytical model to the teacher education process. The theoretical framework supporting our analysis is based on an analytical model, composed by conceptual, psychological, and professional elements, which guides the education design. This model was applied to two study cases. In the first one, 189 teachers from Sao Paulo State evaluated a continuing education program. In the second study, an education undergraduate course was evaluated by 964 students. Results showed that: 1) for the first case, the education program was mainly related to the professional axis of the model; 2) for the second case, the undergraduate course was related to both axes, professional and conceptual.en
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três polos - o conhecimento, a situação e o sujeito -, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao polo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos polos socioprofissional e epistêmico.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T16:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012en
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paraná-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em Revista-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.sourceScielopt_BR
dc.subject.otherteachers' formationen
dc.subject.othereducation modelen
dc.subject.otherteaching professionen
dc.subject.otherformação de professorespt_BR
dc.subject.othermodelo de formaçãopt_BR
dc.subject.otherprofissão docentept_BR
dc.titleAnálise de um modelo para a formação de professores e suas aplicaçõesen
dc.title.alternativeAnalysis of teachers' formation model with applications-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.affiliation[Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira] Universidade de Taubaté, Brazil-
dc.subject.researchareaEducation & Educational Researchen
dc.subject.scieloareaEducation & Educational Researchen
dc.identifier.scieloSCIELO:S0104-40602012000300012-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File SizeFormat 
SCIELO S0104-40602012000300012.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons