Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
Other Titles: | Luso-Brazilian Radio Journalism: the typifications of convergence in teaching models of FCSH/UNL and ECA/USP |
Authors: | Galvão Jr., L.C. |
Abstract: | The digital context leads Journalism to reconfigurations not only in media context, but also in classrooms, where teachers develop actions dedicated to promoting the adherence of teaching to reality. The existence of these initiatives motivated this study that analyses the inclusion of the convergence phenomenon in Radio Journalism education in Portugal and Brazil. The methodological model of case studies is used involving the disciplines “Atelier de Jornalismo Radiofónico”, from Journalism branch of the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), and “Radiojornalismo e Projetos em Rádio”, from Journalism course of the Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA / USP). It was noted in the study the adoption of activities that highlight the technological convergence, in the Portuguese case, and the content convergence, in the Brazilian case, showing approximation of pedagogical actions to the practice of Radio Journalism O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico |
metadata.dc.language: | Português |
Publisher: | Centro de Investigação Media e Jornalismo; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_3 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
S2183-54622016000100005.pdf | 472.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License