Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDel' Arco Junior, Antonio Pascoalpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Gilson Paula Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T13:55:14Z-
dc.date.available2019-08-15T13:55:14Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/234-
dc.descriptionOrientador Prof. Dr. Antonio Pascoal Del'Arco Juniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2005.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho descreve a implementação da Sistemática de Gestão da Qualidade para Peças Compradas (SG) focada em resultados e a sua efetividade em uma empresa do segmento automobilístico. O objetivo foi analisar os ganhos obtidos pelo gerenciamento do desempenho das peças compradas aplicadas na montagem de um veículo de fabricação nacional utilizando-se de uma nova Sistemática de Gestão, comparando-se os resultados antes e após a sua implementação, por meio dos indicadores: Índice de Aprovação Qualitativa (IAQ), Custo da Qualidade (QK), Índice da Qualidade do Produto no Processo (IQPP), Índice de Satisfação do Cliente (ISC) e o Índice de Falhas no Campo (IFC). A metodologia aplicada para evidenciar as melhorias obtidas pela organização com a implementação da SG considerou a coleta de dados relativos há 48 meses consecutivos de acompanhamento dos indicadores, estratificados em dois períodos equivalentes de 24 meses antes e após a implementação plena da SG. Como resultado, a organização obteve ganhos expressivos por meio do aumento dos Índices de Aprovação Qualitativa e Satisfação do Cliente, além da redução nos indicadores de perdas como o Custo da Qualidade, Índice da Qualidade do Produto no Processo, e Índice de Falhas no Campo, permitindo a empresa maior competitividade em qualidade, custos, capacidades de desenvolvimento e exportação, bem como a redução no tempo de lançamento de novos produtos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The related work tells about the implementation of a Quality Management Systematic for Purchased Parts (SG) with focus on results and its effectiveness at an Automobile Company. The objective was to analyze the gains achieved through the purchased parts performance management applied in the assembly process of a national vehicle using a new Management Systematic, comparing results before and after the SG implementation, through the indicators: Qualitative Approval Index (IAQ), Quality Cost (QK), Product Quality in Process Index (IQPP), Customer Satisfaction Index (ISC) and the Field Failures Index (IFC). The methodology applied to emphasize the evolutions occurred by the organization with the SG implementation took in account samples analyses related to 48 consecutives months following the indicators, divided in two parts equivalents to 24 months before and after the total SG implementation. As result, the organization improved its performance as the higher values of the Quality Approval and Costumer Satisfaction Indicators, additionally the reduction in the loses indicators as the Quality Cost, Product Quality in Process, and Field Failures, allowing to the company increases its competitiveness in terms of quality costs, development and exportation capacities, as well a new products launching timing reduction.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T13:55:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gilson_Souza.pdf: 799914 bytes, checksum: 180b557a887dc8bc1c8d210048c293e3 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.format.extent121f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectGerenciamento totalpt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectFerramentas PDCApt_BR
dc.subjectEngenharia simultâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleAnálise de uma sistemática de gestão da qualidade para peças compradas com foco em resultadospt_BR
dc.title.alternativeAnalyses of a management quality systematic for purchased parts with focus on results and effectivenesspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherFerreira. Sérgio Rebellopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gilson_Souza.pdf781.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons