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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/265
metadata.dc.type: | Trabalho Técnico |
Title: | Influência da confiabilidade de ensaios não destrutivos na determinação dos intervalos de inspeção em fuselagens pressurizadas modificadas |
Other Titles: | Testing of reliability of the influence on the determination of non-destructive inspection intervals in modigied pressurized fuselages |
Authors: | Manzoli, Paulo Roberto Pereira |
Abstract: | Resumo: A aplicação do conceito de estruturas tolerantes ao dano em aeronaves exige a aplicação de confiáveis métodos de inspeção não destrutiva, o que afeta diretamente a garantia da aeronavegabilidade. A taxa de propagação de trinca, a inspeção de campo e a qualidade do material estão sujeitas a incertezas que torna difícil um estudo de confiabilidade puramente determinístico. Muitos dos parâmetros e variáveis utilizados no controle de propagação de trincas têm um fator de dispersão que deve ser considerado na previsão da vida em fadiga. Existe uma probabilidade não nula de que uma trinca possa provocar uma falha, apesar da aplicação de sofisticados métodos de inspeção que são utilizados para que se encontre uma trinca antes que ela venha a provocar uma falha catastrófica. A capacidade de detecção de trincas também é regida por conceitos estatísticos. Embora a curva de probabilidade de detecção seja tradicionalmente dada em termos de tamanho do dano, na realidade essa probabilidade depende também de outras variáveis. A singularidade dos projetos customizados de instalação de antenas em fuselagens pressurizadas exigem precisos cálculos determinísticos para o levantamento da taxa de progressão de trinca e consequente determinação do intervalo para a realização das requeridas inspeções não destrutivas, uma vez que modelos estatísticos podem não refletir a realidade devido à ausência de suficientes amostras específicas e apropriadas. Um exemplo de estrutura de liga de alumínio apresentado mostra que em conjunto com adequados intervalos de inspeção, a garantia da manutenção da aeronavegabilidade resulta da confiabilidade das inspeções de monitoramento que também se submete aos imprevistos do processo. A precisão do método de inspeção empregado e a competência do inspetor tem um peso muito grande na aleatoriedade do processo de detecção de trincas e são importantes fatores na garantia da integridade da fuselagem modificada. Sem abstract |
Keywords: | Análise de confiabilidade Inspeção Estrutura aeronáuticas Propagação de trincas Prevenção de danos |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Pesquisa e Pós-graduação Departamento de Engenharia Mecânica |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/265 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - Trabalhos Técnicos Pós-graduação em Engenharia Mecânica - Trabalhos Técnicos |
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