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dc.contributor.authorSigagna, Ormindo Luiz de Oliveira Rangelpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T20:37:27Z-
dc.date.available2019-05-24T20:37:27Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/326-
dc.descriptionTrabalho Técnico (Especialização) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, 2015pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho técnico apresenta uma visão geral da utilização do ensaio não destrutivo (END) por boroscopia e videoscopia como processo eficaz de manutenção corretiva, preventiva, preditiva em motores aeronáuticos e motores estacionários derivados. Este processo em especial, detecta áreas danificadas no interior dos motores. Esses ensaios de boroscopia devem ser utilizados para avaliar danos, esses que podem ser ocasionados por diversos fatores externos ou internos, tais como ingestão de pássaros durante fases do voo, ingestão de materiais estranhos (FOD), ingestão de granizo, desprendimento de alguma peça interna durante a operação, etc. As inspeções acessam e monitoram áreas críticas dos motores, sendo utilizado como meio auxiliar no julgamento de aprovação ou não para o retorno ao serviço.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This white paper presents an overview of the use of non-destructive testing (NDT) by boroscopia and videoscopy how effective process of corrective maintenance, preventive, predictive in aircraft engines and derivatives stationary engines. This procedure in particular, detects damaged areas within the engine. These boroscopia tests shall be used to assess damage, those that can be caused by various external or internal factors such as intake of birds during flight phases, ingestion of foreign material (FOD), hail ingestion, shedding some internal parts during operation, etc. Inspections access and monitor critical engine areas, being used as an aid in judging approval or not to return to service.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T20:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TTEM005-15.pdf: 1563682 bytes, checksum: 641cf8defae45b2a5d06d957992714f4 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent1 recurso online (24 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR]
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pesquisa e Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEngenharia aeroespacialpt_BR
dc.subjectDesempenho de motor aeronáuticopt_BR
dc.subjectControle preditivopt_BR
dc.subjectManutenção preventivapt_BR
dc.subjectManutenção corretivapt_BR
dc.titleInspeções boroscópicas aplicadas a manutenção preditiva de motores aeronáuticospt_BR
dc.title.alternativeBorescope inspections apply to engine maintenance predictive aeronauticapt_BR
dc.typeTrabalho Técnicopt_BR
dc.contributor.otherCamargo, José Rubens dept_BR
dc.contributor.otherGiacaglia, Giorgio Eugenio Oscare, 1935-pt_BR
dc.contributor.otherGrandinetti, Francisco Josépt_BR
dc.contributor.otherCamargo, José Ruipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos Técnicos
Pós-graduação em Engenharia Mecânica - Trabalhos Técnicos

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