Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/327
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alcalde, Eduard Goulart | pt_BR |
dc.contributor.author | Camargo, Stephany de Barros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T20:56:09Z | - |
dc.date.available | 2019-05-24T20:56:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/327 | - |
dc.description | Trabalho Técnico (Especialização) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo. O presente trabalho técnico pretende apresentar uma introdução à técnica de soldagem por fricção, demonstrando algumas de suas vantagens e desvantagens, e algumas de suas aplicações. A solda por fricção ou por atrito como também é conhecida é uma soldagem muito segura e aplicável para diversos materiais, principalmente hoje sendo utilizada para a junção de polímeros, que são materiais que vem substituindo os metais devido a sua evolução. Atualmente existem diversos tipos de soldagem, estimasse que existam mais de 70 tipos, porém nesse trabalho será abordado somente a soldagem por fricção (FRW). A soldagem por fricção apresenta uma boa eficácia, e com o avanço da tecnologia temos hoje máquinas que conseguem garantir uma soldagem limpa e segura, e também aumentando a produtividade. Uma de suas principais vantagens desse processo de solda é que não há necessidade de metal de adição e é possível dizer que é um processo auto-limpante, é um processo no qual não emite faíscas nem radiação, diferente de outros processos de soldagem. Em relação as suas desvantagens ou restrições esse processo requer um eixo de simetria entre as peças e não é compatível com todos os tipos de materiais. Em uma breve análise é possível verificar que esse processo é um processo muito útil e vem evoluindo, tendo diversas aplicações em ramos automotivos e aeroespaciais, porém, ainda existem restrições, mas o que principalmente atrai esse é seu processo seguro comparado a outros processos de soldagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This technical study intends to present the technical of friction welding, demonstrating some of advantages and disadvantages, and some of its applications. Friction Welding (FRW) is very safe welding and applicable to various materials, especially today being used for polymers, which are materials that have been replacing metals due to their evolution. Currently there are several types of welding, estimated that there are more than 70 types of welding, but in this study will only present the friction welding. Friction welding has a good efficiency, and with the advancement of technology today we have machines that can provide a clean and safe welding, and also increase productivity. One of its main advantages of this welding process is there is no need for addition metal and it is possible to say that it is a self-cleaning process, it is a process in which it does not emit sparks or radiation, is it different from other welding processes. Regarding its disadvantages or constraints this process requires an axis of symmetry between the parts and is not compatible with all types of materials. In a brief analysis it is possible to verify that this process is a very useful process and has been evolving, having several applications in automotive and aerospace, but there are still some restrictions, but what mainly attracts this is for your safe process compared to others welding process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-24T20:56:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TTEM016-16.pdf: 1024770 bytes, checksum: 2999e00cdf036762c47edefdde4ec16a (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (22 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR] |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Pesquisa e Pós-graduação | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processos de soldagem | pt_BR |
dc.subject | Atrito | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da eficácia | pt_BR |
dc.subject | Setor automotivo | pt_BR |
dc.title | Introdução ao processo de soldagem por fricção | pt_BR |
dc.title.alternative | Introduction of friction welding process | pt_BR |
dc.type | Trabalho Técnico | pt_BR |
dc.contributor.other | Camargo, José Rubens de | pt_BR |
dc.contributor.other | Lamas, Wendell de Queiróz | pt_BR |
dc.contributor.other | Grandinetti, Francisco José | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - Trabalhos Técnicos Pós-graduação em Engenharia Mecânica - Trabalhos Técnicos |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TTEM016-16.pdf | 1 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License