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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3308
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Representações docentes quanto ao ensino da gramática : uma pesquisa entre professores do ensino fundamental |
Authors: | Ferreira, Isabel Rosângela dos Santos |
Abstract: | Resumo: A educação nas escolas brasileiras vem atravessando um longo período de crise, fruto de distorções e mal-entendidos entre as diferentes políticas de ensino, de intervenções nas práticas pedagógicas nem sempre pautadas em critérios bem definidos, da lentidão no processo de produção de pesquisa e de saberes na universidade e na sua disponibilização aos professores que atuam no ensino fundamental e médio e, ainda, das dificuldades sociais, políticas e econômicas que atingem o país e afetam a clientela, procedemos a uma pesquisa em escola pública com um grupo de professores do ensino fundamental, com o objetivo de conhecer-lhes as representações docentes quanto ao ensino da língua portuguesa, em especial da gramática e quais são suas considerações a respeito de quando, como, por quê os conteúdos gramaticais são ensinados aos alunos. O presente estudo tem como principais pilares os pressupostos teóricos de Vygostsky, Lipman, Bechara e Magalhães. A pesquisa foi realizada mediante um questionário, sobre o trabalho docente com a gramática da língua materna, proposto a 15 professores da rede municipal de ensino da cidade de Lorena, interior de São Paulo, que lecionam Língua Portuguesa para as quatro últimas séries do ensino fundamental. O cotejo e a análise das respostas, ainda que não permitam uma generalização, demonstraram que os professores estão realmente confusos quanto ao ensino da gramática na escola. A maioria não reconhece o ensino dos conteúdos gramaticais entre as principais atividades das aulas de LP e demonstra-se insegura quanto à melhor forma e ao melhor momento de fazê-lo. Por outro lado, a atividade mais valorizada pelos professores respondentes. Diante da relevância e da complexidade do tema tratado, que merece ser abordado sob outros enfoques, dos resultados obtidos e das considerações aqui propostas, acreditamos que a presente Dissertação pode contribuir para a gênese e o encaminhamento de diversos outros trabalhos de pesquisa em conformidade com os objetivos da Lingüística Aplicada.. Abstract: Education at Brazilian schools has been going through a long period of crisis as a result from distortions and misunderstanding among the different government educational policies, from interventions in the pedagogical practices not always ruled by well defined criteria, from the slowness in the process of research and knowledge production at the university and in the availability to the teachers that actuate in first and intermediate grades and, more, from social, political and economic difficulties that afflict the countryandaffect the clientage. Conscious that this crisis affects linguistics education as well and, in a special way, the teaching of grammar, we proceeded a research ina public school with a group of first grade teaching teachers, with the objective of acquire the knowledge the professorate representations regarding the Portuguese language teaching, in order to verify what is the importance that they attribute to the systemized study of grammar and which are their considerations about when, how, why and what for of the grammatical contents are taught to the students. The main pillars of the present research are the theoretical studies proposed by Vygotsky, Lipman, Bechara and Magalhães. The research was performed by means of a questionnaire, about the professorate work with mother language grammar, applied to 15 Portuguese Language teachers of a Public School of the city of Lorena, State of São Paulo, wich work with the last four years of Grade school students. The analysis of the answers, although do not permit us to generalize the results, demonstrated that the teachers are really confused with respect to the teaching of grammatical content sat school. The majority do not recognize the teaching of grammatical contents among the main activities of Applied Linguistics classes and demonstrate themselves unsecured with respect to the best way and the best moment to introduce it. Reading and oral text producing, without the systemized study of language, were really valorized by the teachers. In face of the relevance and complexity of the theme, that could be explored by other people about different points of view, we believe that theobtained results in this research and the considerations here proposed can contribute to the genesis and guiding of several other research works, in conformity with the objectives of Applied Linguistics. |
Keywords: | Gramática Ensino Linguística Educação Representação docente |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3308 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
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