Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3309
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBrito, Eliana Vianna, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Rosa Maria Daniel Pacini Garciapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-01T16:03:07Z-
dc.date.available2021-02-01T16:03:07Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3309-
dc.descriptionOrientação: Profª. Drª. Eliana Vianna Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa faz uma caracterização da Teledramaturgia como mega-gênero discursivo e discute suas possíveis aplicações, por meio da televisão, como recurso de ensino-aprendizagem da Leitura nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino Fundamental. Reúne fundamentação teórica a partir de estudiosos da aplicação dos Meios de Comunicação de Massa na Educação, destacando a Televisão, e fundamentação teórica a partir de estudiosos do discurso. Tem como objetivo geral investigar como relacionar a linguagem televisiva com a prática escolar para promover a aprendizagem dos alunos, no sentido de desenvolver uma metodologia de trabalho interativa, dirigida para relacionar, e tirar proveito para o ensino, do discurso televisivo e como objetivo específico, fazer a análise discursiva das cenas constituintes de um capítulo da telenovela "Celebridade". Os caminhos teórico-metodológicos percorrem a questão educativo-institucional, o aspecto cognitivo-receptivo e compreendem o conjunto dos conceitos, asserções, propostas e observações relativas à Análise do Discurso como Ciência da Linguagem e os elementos que caracterizam a Teledramaturgia como Gênero Discursivo. Discute a relação entre a Escola e a Televisão e aborda o desafio da constituição de conteúdos de ensino baseados na produção televisiva. Focaliza a história e a abrangência da televisão como veículo e descreve os elementos constituintes e condições de produção da Teledramaturgia, caracterizando-a como Mega-Gênero Discursivo sob a luz das idéias bakhtinianas. As considerações finais destacam as perspectivas de aplicação da análise discursiva da Teledramaturgia como recurso de ensino-aprendizagemda Leitura nas aulas de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research makes a characterization of the Teledramaturgy as mega discursive sort and argues its possible applications, by means of the television, as resource of teach-learning of the Reading in the lessons of Portuguese Language in the final years of Basic education. It congregates theoretical recital from studious of the application of the Medias of Mass in the Education, detaching the Television, and theoretical recital from studious it speech. It has as objective generality to investigate as to relate the televising language with the practical pertaining to school to promote the learning of the pupils, in the direction to develop an interactive methodology of work, directed to relate, and to take off advantage for education, of specific the televising speech and as objective, to make the discursive analysis of the constituent scenes of a chapter of the soap opera "Celebridade". The ways theoretician-methodological cover the educative-institutional question, the cognitive-receptive aspect and understand the set of the concepts, relative assertions, proposals and comments to the Analysis of the Speech as Science of the Language and the elements that characterize the Teledramaturgy as Discursive Sort. It argues the relation between the School and the Television and approaches the challenge of the constitution of based contents of education in the televising production. It focuses the history and the comprise of the television as vehicle and describes the constituent elements and conditions of production of the Teledramaturgy, characterizing it as Mega Discursive Sort under the light of the bakhtinian ideas. The final considerations detach the perspectives of application of the discursive analysis of the Teledramaturgy as resource of teach-learning of the Reading in the lessons of Portuguese Language.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-01T16:03:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosa Maria Daniel Pacini Garcia Moreira.pdf: 993652 bytes, checksum: fbcf0411e058bf84d40154a959a19ac0 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.format.extent1 recurso online (177 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectTeledramaturgiapt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.titleDo roteiro à poltrona : o mega-gênero discursivo teledramaturgiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUyeno, Elzira Yokopt_BR
dc.contributor.otherCosta, Vera Maria Almeida Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherPrados, Rosália Maria Nettopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosa Maria Daniel Pacini Garcia Moreira.pdf970.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.