Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3317
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos |
Authors: | Silva, Vagner Matias da |
Abstract: | Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar como propostas de trabalhos com gêneros textuais podem contribuir para a aprendizagem de inglês de alunos de uma 1ª série do Ensino Médio. Para tanto, foi construída uma unidade didática fundamentada nos pressupostos teóricos de Lopes-Rossi (2002 e 2003 apud LOPES-ROSSI, 2005), Ramos (2004) e Dolz et al (2004), considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2002) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998). Os dados coletados por meio de uma pesquisa interventiva de colaboração de base interpretativista (CAVALCANTI, 1991) foram examinados em duas etapas. Na primeira etapa, verificou-se as percepções dos alunos ao processo de aprendizagem à luz do socinteracionismo proposto por Vygotsky (1934/2005), dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2002), dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998) e das propostas de trabalhos com gêneros de Lopes-Rossi (2002 e 2003 apud LOPES-ROSSI, 2005), Ramos (2004) e Dolz et al (2004). Na segunda etapa, as produções dos alunos foram analisadas a partir dos moldes sugeridos por Cristóvão (2002) e Lousada (2007), com base em Bronckart (1999), envolvendo principalmente a capacidade de ação, a organização textual e as características lingüístico-discursivas do gênero. Três conclusões principais do estudo foram: (a) a proposta de trabalho com o folder turístico foi fundamental para os alunos no que diz respeito à aquisição de Língua Estrangeira, uma vez que o gênero instigou acriticidade e conscientização dos alunos sobre a real utilização desse texto em sua própria sociedade, além disso, a proposta promoveu a interação; (b) A Língua Materna teve um papel crucial como mediadora na aprendizagem da Língua Estrangeira; e (c) a proposta de trabalho com o folder turístico foi eficaz e significativa para os aprendizes. Abstract: The aim of this research was to investigate how proposals of work with textual genres can contribute to the English learning of a 1st grade students of the "Ensino Médio". For that, it was built a didatical unit supported on the theoretical approach of Lopes-Rossi (2002 e 2003 apud LOPES-ROSSI, 2005), Ramos (2004) and Dolz et al (2004), considering the"Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio"(BRASIL, 2002) and the "Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira"(BRASIL, 1998). The colected data through a co-operation reasearch with interpretativist base (CAVALCANTI, 1991) were examined in two stages. In the first stage, it was verified the students ? insights to the learning process through the light of the sociointeracionism proposed by Vygotsky (1934/2005), of the "Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio"(BRASIL, 2002), of the "Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira"(BRASIL, 1998) and of the proposals of work with genres of Lopes-Rossi (2002 e 2003 apud LOPES-ROSSI, 2005), Ramos (2004) and Dolz et al (2004). In the second stage, the students ? productions were analysed through the patterns suggested by Cristóvão(2002) and Lousada (2007), based on Bronckart (1999), comprehending mainly the action capacity, textual arrangement and linguistic-discoursive characteristics of the genre. Three main conclusions of the study were: (a) The proposal of work with tourist folder was fundamental to the students when it comes to acquisition of Foreign Language, because the genre instigated the criticism and awareness of the students about the real usage of this text in their own society, moreover, the proposal promoted the interaction; (b) The Mother Tongue hada crucial role as mediator in the learning of the Foreign Language; and (c) The proposal of work with the tourist folder was efficient and significant to the learners. |
Keywords: | Gênero textual Folder turístico Língua inglesa Ensino médio Produção textual |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3317 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
VAGNER MATIAS DA SILVA.pdf | 658.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License