Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Carlos Alberto dept_BR
dc.contributor.authorBeznosai, Bertapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T17:19:35Z-
dc.date.available2019-09-13T17:19:35Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3318-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Parte-se do princípio de que muitos alunos apresentam dificuldades quanto ao aprendizado de aspectos gramaticais da Língua Portuguesa, seja porque não se ajustem às estratégias tradicionais, ou porque não seja prazeroso tal ensino, ou ambas as coisas. Explorar o lúdico, por meio dos recursos da tecnologia computacional, apresenta-se como uma das alternativas de solução para minimizaras dificuldades de tal aprendizado. Objetiva-se, pois, uma experiência no uso de jogos informatizados para a prática da produção textual, tendo como efeito colateral, o ensino da norma padrão da língua. Esses jogos informatizados foram fundamentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, na Lingüística e na Psicologia, e têm como objetivo o auxílio à prática pedagógica do professor. Apresentam-se, por fim, alguns protótipos desses jogos, a título de exemplificação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It is known that many students show difficulty as far as the learning of grammatical aspects are concerned because these students do no fit to the traditional strategies, or even because the teaching is not pleasant for them, or both cases. To explore the ludic, by means of computer technological resources, it is presented as one of the alternatives to minimize the difficulty of such learning. So, its the objective, experience the use of computerized games aiming at the practice of textual production, having as side effect, the learning of standard principle of the language. These computerized games were based upon "Parâmetros Curriculares Nacionais - (PCN)", Linguistics, Psychology, and have as objective to help the pedagogical practice of the teacher. At the end, some prototypes of these games were presented, as exemplification.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-13T17:19:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Berta Beznosai.pdf: 615035 bytes, checksum: 5a40770bce1f621cc3ae16fd6f4bb5e0 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.format.extent1 recurso online (106 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.titleLúdico como proposta transdisciplinar para o ensino da gramática normativa pelo computadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherAlvarez, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Berta Beznosai.pdf600.62 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons