Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3321
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Uyeno, Elzira Yoko | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Giovana Cristina da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T18:16:42Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13T18:16:42Z | - |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3321 | - |
dc.description | Orientação: Profª.Drª.Elzira Yoko Uyeno. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Resumo: A identidade e a formação dos professores tem sofrido diversas mudanças, especialmente na última década, com o crescente aumento cursos utilizando o ensino e/ou a educação a distância (EAD). O objetivo principal da pesquisa a se relatar foi investigar o professor, enquanto sujeito discursivo na sociedade pós-moderna em situação de EAD e, dessa forma, chegar a seus processos de identificações e subjetividades. Os procedimentos metodológicos de pesquisa se constituíram da análise, das propostas coletadas, por um questionário de pesquisa respondido por profissionais, professores tutores que atuam em cursos de EAD e de um consórcio de extensão educacional, em EAD e de outros pesquisadores que abordam como tema o tutor presencial. O aporte teórico, para efeito de análise, foi da Análise do Discurso de linha francesa e seus pressupostos teóricos sobre o sujeito, ideologia, e heterogeneidade do discurso do professor tutor presencial, nas formações discursivas e ideológicas encontradas nos corpora. Destituído da imagem historicamente constituída de professor como aquele que detém o saber, o professor tutor presencial revelou-se sentir sem identidade. As conclusões levam também a identificar que representação o profissional professor tutor presencial faz de si, no que tange às suas representações no desempenho de sua função. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Abstract: The identity and the teachers' formation has been suffering several changes, especially in the last decade, with the crescent increase of courses using the teaching the distance (EAD). The main objective of the research the if it tells it was to investigate the teacher, while I subject discursive in the post-modern society in situation of EAD and, in that way, to arrive to their processes of identifications and subjectivities. The methodological procedures of research, were constituted of the analysis of the answers collected by a research questionnaire answered by professionals, teachers tutors that act in courses of EAD and through discursive extension cutting, constituted starting from a director's of a consortium of education extension speech, in EAD and of other researchers that approach as theme the tutor presencial. The theoretical contribution, for analysis effect, was of the Analysis of the Speech of French line and their theoretical presuppositions about the subject, ideology and heterogeneities, which revealed as results, the manifestation of the contradiction and ideological formations found in the corpus. Deprived of the image historically constituted of teacher as that stops the knowledge, the teacher tutor presencial revealed to feel without identity. The conclusions also tale to identify that representation the professional teacher tutor presencial does do itself, with respect to their representations in the acting of his function. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-13T18:16:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giovana Cristina da Silva.pdf: 610036 bytes, checksum: f275bbcf8966e28118ec610dbc7cbbdf (MD5) Previous issue date: 2010 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (126 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Tutor presencial | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância - EAD | pt_BR |
dc.subject | Holografia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A representação do tutor presencial sobre si : uma identidade holográfica | pt_BR |
dc.title.alternative | Domínio Público | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Mascia, Márcia Aparecida Amador | pt_BR |
dc.contributor.other | Puzzo, Miriam Bauab | pt_BR |
dc.contributor.other | Eckert-Hoff, Beatriz Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Kozma, Eliana Vianna Brito | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Giovana Cristina da Silva.pdf | 595.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License