Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)pt_BR
dc.contributor.authorSá, Patrícia Palhares Tupinambá Fernandes dept_BR
dc.date.accessioned2019-09-17T16:52:54Z-
dc.date.available2019-09-17T16:52:54Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3338-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Lopes Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre o conteúdo programático de disciplinas do curso de formatação dos controladores de tráfego aéreo militares (ATCos) - cuja abordagem é o Inglês para Fins Específicos - e a lista Eventos, Domínios e Subdomínios da Comunicação Controlador-Piloto, a qual é sugerida por um documento da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), com vistas a fornecer subsídios para a adequação do curso de Inglês da escola de formação de controladores de tráfego aéreo à proposta de conteúdos da lista da OACI levantados a partir da análise de necessidades do uso da língua inglesa para os ATCos. A pesquisa filia-se, fundamentalmente, ao arcabouço teórico de Hutchinson e Waters (1987) e o de Dudley-Evans e St John (1998), cuja perspectiva é a do ensino de Inglês para Fins Específicos, conhecida no Brasil como Abordagem Instrumental. Os instrumentos de pesquisa foram documentos instrucionais e normativos. Os resultados da análise evidenciaram que os conteúdos sugeridos na lista de Eventos Domínios e Subdomínios do Manual da OACI foram explorados, quase em sua totalidade, no conteúdo programático das disciplinas do curso de formação de ATCos. Os resultados também apontaram os conteúdos que não foram contemplados nos conteúdos programáticos, fornecendo desta forma, subsídios para a reelaboração do conteúdo programático do curso de Inglês de formação de controladores de tráfego aéreo militares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Abstract: This study presents a comparative analysis between the syllabi of two English subjects from the Military Air Traffic Controller English Programme - whith approach is English for Specific Purpose - and the list of Events, Domains and Subdomains of the Controller-Pilot Communication, that has been suggested by the International Civil Aviation organization (ICAO) as a guide training content. The comparison was proposed in order to provide guidance to the selection of the syllabus designers of the Military Air Traffic Controller English Programme in the selection of the appropriate programme content, with reference to the ATCos target need presented by the ICAO list. The study is based, mainly, on the Hutchinson and Waters (1987); AND Dudley-Evans and St John (1998) theoretical framework; whose perspective is the English for Specific Purpose approach, named Inglês Instrumental in Brazil. In order to collect all information for this research, some instructional and normative documents were examined. The results of the analysis revealed that he content suggestions made by ICAO on the list of Events, Domains and Subdomains of the Controller-Pilor Communication weren't followed completely by the Military Air Traffic Controller English Programme. The results also showed the content which hasn't been covered by the two English subjects syllabi, providing precise information to be used for resigning the Military Air Traffic Controller English Programme.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-17T16:52:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Palhares Tupinamba Fernandes de Sa.pdf: 6972232 bytes, checksum: f4962ba0b7a9637169bc5e51bf6b7534 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent1 recurso online (132 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConteúdo programáticopt_BR
dc.subjectControladores de tráfego aéreopt_BR
dc.subjectOrganização de aviação civilpt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.titleNovos caminhos para o conteúdo programático das disciplinas inglês 2 e inglês 3 do curso de formação de controladores de tráfego aéreo militarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherDamião, Silvia Matravolgyipt_BR
dc.contributor.otherRomero, Tania Regina de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Patricia Palhares Tupinamba Fernandes de Sa.pdf6.81 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons