Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3338
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia) | pt_BR |
dc.contributor.author | Sá, Patrícia Palhares Tupinambá Fernandes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-17T16:52:54Z | - |
dc.date.available | 2019-09-17T16:52:54Z | - |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3338 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Lopes Rossi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre o conteúdo programático de disciplinas do curso de formatação dos controladores de tráfego aéreo militares (ATCos) - cuja abordagem é o Inglês para Fins Específicos - e a lista Eventos, Domínios e Subdomínios da Comunicação Controlador-Piloto, a qual é sugerida por um documento da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), com vistas a fornecer subsídios para a adequação do curso de Inglês da escola de formação de controladores de tráfego aéreo à proposta de conteúdos da lista da OACI levantados a partir da análise de necessidades do uso da língua inglesa para os ATCos. A pesquisa filia-se, fundamentalmente, ao arcabouço teórico de Hutchinson e Waters (1987) e o de Dudley-Evans e St John (1998), cuja perspectiva é a do ensino de Inglês para Fins Específicos, conhecida no Brasil como Abordagem Instrumental. Os instrumentos de pesquisa foram documentos instrucionais e normativos. Os resultados da análise evidenciaram que os conteúdos sugeridos na lista de Eventos Domínios e Subdomínios do Manual da OACI foram explorados, quase em sua totalidade, no conteúdo programático das disciplinas do curso de formação de ATCos. Os resultados também apontaram os conteúdos que não foram contemplados nos conteúdos programáticos, fornecendo desta forma, subsídios para a reelaboração do conteúdo programático do curso de Inglês de formação de controladores de tráfego aéreo militares. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Abstract: This study presents a comparative analysis between the syllabi of two English subjects from the Military Air Traffic Controller English Programme - whith approach is English for Specific Purpose - and the list of Events, Domains and Subdomains of the Controller-Pilot Communication, that has been suggested by the International Civil Aviation organization (ICAO) as a guide training content. The comparison was proposed in order to provide guidance to the selection of the syllabus designers of the Military Air Traffic Controller English Programme in the selection of the appropriate programme content, with reference to the ATCos target need presented by the ICAO list. The study is based, mainly, on the Hutchinson and Waters (1987); AND Dudley-Evans and St John (1998) theoretical framework; whose perspective is the English for Specific Purpose approach, named Inglês Instrumental in Brazil. In order to collect all information for this research, some instructional and normative documents were examined. The results of the analysis revealed that he content suggestions made by ICAO on the list of Events, Domains and Subdomains of the Controller-Pilor Communication weren't followed completely by the Military Air Traffic Controller English Programme. The results also showed the content which hasn't been covered by the two English subjects syllabi, providing precise information to be used for resigning the Military Air Traffic Controller English Programme. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-17T16:52:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Palhares Tupinamba Fernandes de Sa.pdf: 6972232 bytes, checksum: f4962ba0b7a9637169bc5e51bf6b7534 (MD5) Previous issue date: 2010 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (132 f.) : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR | * |
dc.source | Domínio Público | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Conteúdo programático | pt_BR |
dc.subject | Controladores de tráfego aéreo | pt_BR |
dc.subject | Organização de aviação civil | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.title | Novos caminhos para o conteúdo programático das disciplinas inglês 2 e inglês 3 do curso de formação de controladores de tráfego aéreo militares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Damião, Silvia Matravolgyi | pt_BR |
dc.contributor.other | Romero, Tania Regina de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Patricia Palhares Tupinamba Fernandes de Sa.pdf | 6.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License