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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Percepção dos professores à real realidade escolar nos anos iniciais do ensino fundamental : influência da colheita do açaí na Ilha do Combu, Belém-PA
Other Titles: Teachers perception to school reality in the early years in elementary school: the influence of harvesting of açaí fruit in Combu Island, Belém-PA, Brazil
Authors: Siqueira, Roseane Rodrigues
Abstract: Resumo: A presente pesquisa teve como foco a colheita do açai ( Euterpe o leracea Mart.) e suas implicações na escolaridade de crianças ribeirinhas da Ilha do Combu, Município de Belém /PA. Nesse contexto objetivou - se analisar a diretriz curricular e os motivos que levam a evasão e retenção escolar, a fim discutir ações que venha minimizar estes problemas nas Unidades Pedagógicas da Ilha do Combu. Os estudos foram baseados em análises documentais da Escola Sede (Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvio Nascimento), da Secretária Municipal de Educação -SEMEC e questionários aplicados a professores das escolas citadas. Os resultados apontaram que o açaí não é o maior causador da saída das crianças da escola. Durante a pesquisa apareceram outros entraves como: currículo escolar voltado para uma realidade urbana, doenças causadas pela falta de saneamento básica, falta de adequação ao currículo escolar a sazonalidade. Sendo assim, constatou-se que a educação ribeirinha apresenta um conteúdo pontual e alheio à realidade sócio ambiental que a comunidade se encontra. Portanto, é preciso que seja elaborado um currículo escolar voltado para a valorização do saber local, despertando uma releitura de mundo de novos sujeitos e saberes, a fim de preservar o meio ambiente e discutir a sua sustentabilidade.
Abstract: The following research focused on the harvesting of açaí fruit (Euterpe o leracea Mart.) and its implications on riverine children scholarity of Combu Island, City of Belém /PA, Brazil. In this context it was aimed to analyze the curriculum guideline and the reasons which lead to evasion and school retention, to discuss actions able to minimize these problems in Combu Island Pedagogical Units. The studies were based on documental analysis of Sede School (Elementary District School Silvio Nascimento), from Education City Office - SEMEC and questionnaires applied to teachers from the referred schools. The results showed açaí fruit is not the main cause for children?s departure. During the search some trouble showed up such as: a curriculum turned to urban reality, diseases caused by poor sanitation, inadequacy of school curriculum to seasonality. Thus, it was found that the riverine education presents a specific and unrelated purport to community?s socio - environmental truth. Therefore, it is important to prepare a curriculum that values local knowledge, awakening a world of new subjects and learning rereading aiming to preserve the environment and discuss the sustainability.
Keywords: Açaizeiro
Evasão escolar
Educação ambiental
Populações insulares
Repetência
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3402
Issue Date: 2010
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