Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFisch, Simey Thury Vieirapt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Roseane Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-09-30T11:58:16Z-
dc.date.available2019-09-30T11:58:16Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3402-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Simey Thury Vieira Fischpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Taubaté, 2010.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve como foco a colheita do açai ( Euterpe o leracea Mart.) e suas implicações na escolaridade de crianças ribeirinhas da Ilha do Combu, Município de Belém /PA. Nesse contexto objetivou - se analisar a diretriz curricular e os motivos que levam a evasão e retenção escolar, a fim discutir ações que venha minimizar estes problemas nas Unidades Pedagógicas da Ilha do Combu. Os estudos foram baseados em análises documentais da Escola Sede (Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvio Nascimento), da Secretária Municipal de Educação -SEMEC e questionários aplicados a professores das escolas citadas. Os resultados apontaram que o açaí não é o maior causador da saída das crianças da escola. Durante a pesquisa apareceram outros entraves como: currículo escolar voltado para uma realidade urbana, doenças causadas pela falta de saneamento básica, falta de adequação ao currículo escolar a sazonalidade. Sendo assim, constatou-se que a educação ribeirinha apresenta um conteúdo pontual e alheio à realidade sócio ambiental que a comunidade se encontra. Portanto, é preciso que seja elaborado um currículo escolar voltado para a valorização do saber local, despertando uma releitura de mundo de novos sujeitos e saberes, a fim de preservar o meio ambiente e discutir a sua sustentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The following research focused on the harvesting of açaí fruit (Euterpe o leracea Mart.) and its implications on riverine children scholarity of Combu Island, City of Belém /PA, Brazil. In this context it was aimed to analyze the curriculum guideline and the reasons which lead to evasion and school retention, to discuss actions able to minimize these problems in Combu Island Pedagogical Units. The studies were based on documental analysis of Sede School (Elementary District School Silvio Nascimento), from Education City Office - SEMEC and questionnaires applied to teachers from the referred schools. The results showed açaí fruit is not the main cause for children?s departure. During the search some trouble showed up such as: a curriculum turned to urban reality, diseases caused by poor sanitation, inadequacy of school curriculum to seasonality. Thus, it was found that the riverine education presents a specific and unrelated purport to community?s socio - environmental truth. Therefore, it is important to prepare a curriculum that values local knowledge, awakening a world of new subjects and learning rereading aiming to preserve the environment and discuss the sustainability.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-30T11:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSEANE RODRIGUES SIQUEIRA.pdf: 1268436 bytes, checksum: 5d9d616c2a3c702bb3a2374aef56754c (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent1 recurso online (82 f.) : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectAçaizeiropt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPopulações insularespt_BR
dc.subjectRepetênciapt_BR
dc.titlePercepção dos professores à real realidade escolar nos anos iniciais do ensino fundamental : influência da colheita do açaí na Ilha do Combu, Belém-PApt_BR
dc.title.alternativeTeachers perception to school reality in the early years in elementary school: the influence of harvesting of açaí fruit in Combu Island, Belém-PA, Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientaispt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Ciências Ambientais - PPGCA

Files in This Item:
File SizeFormat 
ROSEANE RODRIGUES SIQUEIRA.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons