Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3403
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Documentos oficiais do Governo e suas contribuições para a formação docente dos alunos de um curso de Letras - Português/Inglês |
Authors: | Silva, Alciene Ribeiro Feitoza da |
Abstract: | Resumo: Ao atuar na formação de professores de Língua Inglesa, num curso de Letras, com habilitação Português/Inglês, percebi muitas dificuldades de entendimento pelos graduandos acerca das orientações metodológicas de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira propostas nos Documentos Oficiais do Governo, como os Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira: Ensino Fundamental e Ensino Médio, (BRASIL, 1998, 1999b); PCN+ Ensino Médio: Orientações Complementares ao Ensino Médio (BRASIL, 2002); Orientações Curriculares ao Ensino Médio (BRASIL, 2006); e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Inglês (SEE, 2008). Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de responder às seguintes questões: 1) O que os alunos da disciplina de 'Prática de Ensino da LI conhecem das contribuições dos Documentos Oficiais do Governo?; 2) Como as informações apresentadas pelos participantes da pesquisa podem dar subsídios para a proposta de um replanejamento da disciplina de 'Práticas de Ensino da LI'? Este trabalho foi realizado por meio das proposições da Pesquisa-Ação. Para a análise dos dados colhidos dos participantes por meio de questionário, foram utilizados os pressupostos da análise do conteúdo temático e da Teoria Crítica. Os resultados da pesquisa mostram que a grande deficiência apontada pelos participantes da pesquisa diz respeito ao tempo direcionado para as discussões e a dificuldade de entendimento das questões teóricas que embasam as propostas metodológicas dos Documentos Oficiais do Governo. Assim, a presente pesquisa, baseada na interpretação dos dados, propõe o replanejamento de ensino da disciplina de 'Práticas de Ensino da LI', para que essa possa sanar as deficiências apontadas pelos participantes. Abstract: Acting in English teachers formation, at a Language course of Portuguese-English license, I have noticed so much difficulties in understanding of the undergraduate students about the methodological guidance of teaching-learning Foreign Language proposed by the Govern Official Documents as Parâmetros Curriculares Nacionais -Língua Estrangeira: Ensino Fundamental e Ensino Médio, (BRASIL, 1998, 1999b); PCN+ Ensino Médio: Orientações Complementares ao Ensino Médio (BRASIL, 2002); Orientações Curriculares ao Ensino Médio (BRASIL, 2006); e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Inglês (SEE, 2008). So, this research wants to answer the following questions: 1) What the students of the "Practice Teaching English Language? know about the Govern Official Documents contributions? 2) How the information showed by the research participants can give subsidies to propose a replanning in the discipline "Practice Teaching English Language?? This research was realized by means the proposes of Research-Action. To analyze the data from participants, collected by questionnaire, was used the presuppositions of Thematic Content and Critic Theory. The research results show that the great deficiency pointed out by research participants concerns about the time directed to discussion and the difficulty in understanding theoretic questions that support the methodological guidance of Govern Official Documents. So, the present research based on the data interpretation proposes a replanning teaching in the discipline "Practice Teaching English Language?, in such a way that the discipline can cure the deficiencies pointed out y participants. |
Keywords: | Formação docente Curso de Letras Língua inglesa |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3403 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Alciene Ribeiro Feitoza da Silva.pdf | 667.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License