Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPuzzo, Miriam Bauabpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Elizabeth dapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-30T19:26:10Z-
dc.date.available2019-09-30T19:26:10Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3408-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa discute como se configura, no plano expressivo, os valores culturais de determinado grupo social e a importância desse conhecimento para o professor de língua materna dessa comunidade. A pesquisa utiliza a teoria bakhtiniana que entende a linguagem no processo dialógico constitutivo que participam o eu e o outro. Os estudos centram-se nas obras: Marxismo e Filosofia da Linguagem (1995), Estética da Criação Verbal (2003). Entram como suporte teórico, além das obras de referência, os leitores críticos dessa teoria: Brait (2005: 2006), Luz (2003), Fiorin (2006), Fernandes (2007), Machado (2005) entre outros. A pesquisa envolve materiais relacionados a relatos orais e escritos de habitantes do município de Piranguinho, Minas Gerais, e a produção de uma revista em quadrinhos, resultado de um projeto de produção de gênero discursivo, realizada por alunos da sétima série da rede estadual de ensino. O processo de coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2007 e primeiro semestre de 2008. A conclusão é a de que o conhecimento das peculiaridades de produção lingüística da comunidade pode auxiliar docentes a exercerem atividade de ensino efetivo da língua; podendo servir também de material didático auxiliar da atividade docente, como um diálogo entre as diversas formas de manifestação lingüística.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research argues as if it configures, in the expressive plan, the cultural values of determined social group and the importance of this knowledge for the teacher of the maternal language of this community. The research uses the theory bakhtinianawho understands the language in which the dialogical constitution and I another.The studies are centered in the works: Marxismo e Filosofia da Linguagem (1995), Estética da Criação Verbal(2003). They enter as theoretical support, the critical readers of this theory: Brait(2005;2006), Luz(2003), Fiorin (2006), Fernandes (2007), Machado (2005) . The research involves materials related to oral and written reports from inhabitants of the municipality of Piranguinho, Minas Gerais, and the production of a magazine on comics, the result of a project for the production of genre, performed by students of the seventh series of the net state of education. The process of data collection occurred in the second half of 2007 and first half of 2008. The conclusion is that the knowledge of the peculiarities of linguistic production of the community helps teachers to exert activity of effective e ducation of the language effective education; being able to serve also of auxiliary didactic material of the teaching activity, proposing a dialogue between the diverse forms of linguistic manifestation.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-30T19:26:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIZABETH DA SILVA.pdf: 5357712 bytes, checksum: ebc4d18e0316ae9d19dedb58e483cbe2 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent1 recurso online (126 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleUma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas popularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherPinto, Sonia Sueli Bertipt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherGurpilhares, Marlene Silva Sardinhapt_BR
dc.contributor.otherZamponi, Grazielapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
ELIZABETH DA SILVA.pdf5.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons