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dc.contributor.advisorOliveira, Adriana Leônidas dept_BR
dc.contributor.authorCoelho, Bruna Martins, 1986-pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-18T14:23:38Z-
dc.date.available2019-10-18T14:23:38Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3445-
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Adriana Leonidas de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) Universidade de Taubaté, Departamento de Pós-graduação, Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Aquisição entre empresas tem sido assunto recorrente nas pesquisas devido ao aumento considerável dessa prática nos últimos anos. Por ser considerada uma das formas mais relevantes de mudança organizacional, as estratégias financeiras e de recursos humanos no período pré e pós-aquisição devem ser muito bem formuladas, uma vez que disso depende o sucesso ou insucesso do processo. Diante disso, o presente estudo visa, através de estudo de caso de abordagem qualitativa, identificar em um grupo financeiro, os principais impactos culturais percebidos pelos funcionários da empresa adquirida e empresa adquirente no período pós-aquisição. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a dois grupos de funcionários: consultores e supervisores, sendo a amostra total de 17 pessoas. Os principais resultados revelam que houve, de modo geral, uma resistência inicial ao processo de aquisição, indicando que as estratégias utilizadas no período pré e pós-aquisição poderiam ter sido mais eficientes. Com a presente pesquisa, também foi possível identificar os sentimentos e percepções dos funcionários em relação ao processo de aquisição, o sentimento de unidade entre as empresas estudadas e como os funcionários habituaram-se à essas mudanças. A análise e a discussão de tais resultados permitiram sugerir possíveis soluções, a fim de diminuir as diferenças culturais entre os dois grupos, aumentando as chances de sucesso do processo de aquisição.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Acquisitions among companies have been a common issue in research due the considerable increase in this practice in the past years. For being considered one of the most relevant ways of organizational change, the financial strategies and human resources in the pre- and post- acquisition period have to be very well determined, since the success of failure of the process depends on them. Thus, the present study aims, through a case study in a financial group, identify the main cultural impacts felt by the acquired company employees and the acquiring company in the post-acquisition period. The data was collected through questionnaires applied to two groups of employees (consultants and commercial supervisors) in different branches of the group. The main results show that there was, in general, an initial resistance to the acquisition, indicating the strategies used in the pre- and post-acquisition could have been more efficient. With this research, it was also possible to identify the feelings and perceptions of employees regarding the acquisition process, the feeling of unity among the companies studied and how employees have become used to these changes.The analysis and discussion of these results allowed to suggest possible solutions in order to reduce the cultural differences between the two groups, increasing the chances of success of the acquisition process.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-18T14:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruna Martins Coelho.pdf: 641215 bytes, checksum: 3631482ff83a3d17f4d6696b75bdf967 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent1 recurso online (67 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisiçãopt_BR
dc.subjectFusãopt_BR
dc.subjectCultura corporativapt_BR
dc.titleOs impactos culturais de um processo de aquisição sob a ótica dos funcionários : estudo de caso em um grupo financeiropt_BR
dc.title.alternativeImpacts cultural the acquisition of a process from the perspective employees: case study hum financial grouppt_BR
dc.typeMonografia (Especialização)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
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