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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3472
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Reis, Luiz Octávio Mattos dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Eduardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T20:24:05Z | - |
dc.date.available | 2019-11-14T20:24:05Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3472 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Dr. Luiz Octávio Mattos dos Reis | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2005 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho de pesquisa aborda especificamente as técnicas de parafusamento para junção de materiais. O setor industrial utiliza essas técnicas nos processos de fabricação, principalmente na área automotiva, que ao manufaturar um veículo efetua aproximadamente 3000 apertos. O controle dos parâmetros é fundamental na fixação dos componentes, considerando que a criticidade das juntas envolve segurança, confiabilidade e satisfação do usuário. Os parâmetros de aperto em alguns casos mais específicos são definidos através de experiência prática, utilizando-se equipamentos como parafusadeira, porém a maioria dos problemas é resolvida através de cálculos matemáticos com equações baseadas em teorias, que consideram todos os fatores influentes na junção, tais como: o tipo de junta, a especificação do parafuso e a condição de fixação desejada que são características críticas na determinação da força de união adequada entre as superfícies, para obter-se o valor de torque adequado. Considerando-se a importância de controlar os parâmetros de aperto, foi desenvolvido um sistema inteligente, denominado por "SEVAT" (Sistema Especialista para Valores de Torque), que utiliza uma ferramenta computacional "Shell" desenvolvida no ambiente "Delphi" que especifica a condição de aperto ideal a partir dos dados armazenados. Esse sistema utiliza também a inferência, com parâmetros pré-definidos que funcionam como interpretador e direcionam rapidamente a tomada de decisão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work presents an approach to the tightening techniques specifically to materials join. The industrial area utilize this techniques on the manufacturing process, mainly of automotive are that make a vehicle to carry out 300 tights approximately. The parameters control is fundamental on the components join, considering that joint criticity involve safety, reability and customer satisfaction. The tigthtening parameters in a specific cases are defined through experience practice using the equipments like screwdrives, however, the most of problems is resolved through mathematics calculus, with the equations based in theories that considering all the influential factors joints, factors like: joints type, bolts and screw specification and the best tigthtening condition, are critical characteristics on the adequate clamping force determination to obtain the correct torque value. Considering the importance of control tightening parameters, was development a intelligence system, denominate "SEVAT" (Specialist Systems to Toque Values), through the computational tool "Shell' with the programming language in "Delphi" that specify the ideal tigthtening condition from stored datas, and using the inference , with the parameters pre-established, working like "filters" and quickly direct a make decision. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-14T20:24:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EduardoPinto.pdf: 1857416 bytes, checksum: b3bb9d8b1748031cd509119b03f59321 (MD5) Previous issue date: 2005 | en |
dc.format.extent | 86 f. : il. ; 30 cm. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Controlador digital | pt_BR |
dc.subject | Sistema inteligente | pt_BR |
dc.subject | Controle de parâmetros | pt_BR |
dc.subject | Força de união | pt_BR |
dc.subject | Torque | pt_BR |
dc.title | Sistema inteligente para especificação do aperto ideal em operações de parafusamento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Mesquita, Leonardo | pt_BR |
dc.contributor.other | Rossi, Ronaldo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM |
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