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dc.contributor.advisorRodrigues, Marilsa de Sápt_BR
dc.contributor.authorRosa, Adriana Batista Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T17:43:07Z-
dc.date.available2019-08-26T17:43:07Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/357-
dc.descriptionOrientadora Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodrigues.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A liderança é apontada como um fator determinante para o alcance do sucesso nas empresas. Um bom líder consegue adaptar-se às mudanças rápidas que o mercado exige, redefine prioridades e promove a todo tempo um bom desempenho organizacional, por meio da liderança voltada para inovação. Neste trabalho, objetivou-se identificar e descrever as competências de liderança presentes na empresa por meio das visões real e desejada dos gestores e apontar, dentre elas, as que precisam ser desenvolvidas. A pesquisa, classificada como um estudo de caso, é qualitativa, numa abordagem exploratório-descritiva. Para sua realização, primeiramente foram coletados dados por meio de grupo focal formado por membros da empresa que subsidiaram a construção de um questionário. As informações colhidas no grupo focal foram categorizadas por análise de conteúdo. Os dados do questionário foram tratados por meio de análise estatística descritiva simples, de freqüência, e, para comparar as respostas da escala de competências de liderança entre os momentos real e desejável, foram utilizados testes de Wilcoxon, de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Como resultado do grupo focal, constatou-se que as competências relatadas pelos líderes vão ao encontro das competências esperadas pela empresa: saber ouvir, conhecimento de processos, comunicação, visão, negociação, ser dinâmico, confiança, cooperação, gerenciamento, comprometimento, flexibilidade, foco em resultados, conhecimento técnico, relacionamento, interação, coparticipação, planejamento, tomada de decisões, investimento em treinamentos, autonomia, inovação e assumir riscos. As competências apontadas no estudo, classificadas de acordo com o modelo de Viitala, foram: técnicas, empresariais, de conhecimento gerencial, de liderança e supervisão, interpessoais e intrapessoais. Os dados quantitativos apontam diferenças significativas entre a situação real e a desejada, o que é esperado do ponto de vista teórico em todos os itens e por estratificação da amostra, exceto o item de competência de comprometimento com a equipe, que apresenta a menor discrepância. Os resultados referentes à inovação apontam necessidade de melhoria por parte da empresa, no sentido de favorecer o aprimoramento de comportamentos de liderança, propiciando assim o aumento da participação dos funcionários em ações inovadoras. Concluise que os comportamentos da liderança e ações de apoio por parte da empresa precisam ser aprimorados, para que haja um ambiente voltado para a inovação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The leadership is identified as a key factor for achieving success in organizations. A good leader can adapt to the rapid changes that the market demands, redefine priorities and promotes all the time a good organizational performance through innovative leadership. This study aimed to identify and describe the leadership skills present in the company through the real vision and desired vision of managers and the ones that need to be developed. The research is classified as a single case study, qualitative and exploratory and descriptive approach. For conduct this research, firstly, the data were collected through focus group formed by members of the company that supported the construction of a questionnaire. The informations collected in the focus group were categorized by content analysis. The questionnaire data were treated by simple descriptive statistics, frequency and for compare the scale responses leadership skills among the real moments and desirable moments were used the Wilcoxon tests, Mann-Whitney and Kruskal-Wallis. As a result of the focus group, it was observed that: skills reported by the leaders meet the competencies expected by the company: listening, knowledge processes, communication, vision, negotiation, be dynamic, trust, cooperation, management, commitment, flexibility, focus on results, technical knowledge, relationships, interaction, co-participation, planning, decision making, investment in training, autonomy, innovation and risk taking. All the skills identified in the study were classified according to the Viitala model, namely: technical, business, managerial knowledge, leadership and supervision, interpersonal and intrapersonal. Quantitative data show significant differences between the actual situation and desired situation, what is expected from a theoretical point of view on all items and stratification of the sample, except the commitment of competence item with the team that presents the lowest discrepancy. The results for innovation indicate the need of improvement by the company part in order to promote the improvement of leadership behaviors, thereby providing increased employee participation in innovative actions. It is concluded that the behavior of the leadership and support actions by the company need to be further developed so that there is a friendly environment for innovation.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-26T17:43:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Batista Ribeiro Rosa_seg.pdf: 1161913 bytes, checksum: 856d2da149ed5eed2f351cefa9ee405b (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent139 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectIndústria eletrônicapt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleCompetências de liderança para a inovação : estudo de caso em uma empresa de grande porte do ramopt_BR
dc.title.alternativeLeadership skills for innovation: Case study in a large company of electronic and computer industry at Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.otherRodrigues, Paulo Roberto Grangeiropt_BR
dc.contributor.otherSilva, Humberto Felipe dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
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