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dc.contributor.advisorQuintairos, Paulo César Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Carlos Roberto Marton dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T18:16:35Z-
dc.date.available2019-08-15T18:16:35Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/358-
dc.descriptionOrientador Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Quintairospt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2010pt_BR
dc.description.abstractResumo: As competências e habilidades gerenciais, necessárias ao exercício de cargos executivos das organizações, têm sido objeto de estudos e debates acadêmicos e profissionais. Nas organizações públicas brasileiras, esse assunto vem ganhando destaque, na medida em que se discute a necessidade de melhorar a qualidade dos gastos visando tornar a gestão pública mais eficaz e eficiente. Neste trabalho é apresentado um estudo sobre as competências gerenciais dos gestores das Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa da região do Vale do Paraíba Paulista. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, foram identificadas as competências e habilidades mais relevantes para o exercício de cargos de gestão em organizações públicas e foi realizada uma pesquisa de campo visando investigar a importância e o domínio atribuídos pelos gestores das organizações estudadas aos itens obtidos na pesquisa bibliográfica e documental. Foi aplicado um questionário a uma amostra composta por quarenta e três gestores das três instituições. As respostas foram obtidas por meio de entrevistas, sendo o questionário semiestruturado. Os dados coletados foram analisados visando identificar um conjunto de competências cujos gestores apontaram ter pouco domínio e que, ao mesmo tempo, foram consideradas importantes para o exercício dos cargos de gestão. Os resultados obtidos apontam que, apesar das diferenças entre as instituições pesquisadas, o conjunto das competências consideradas relevantes e de baixo domínio é essencialmente comum para as organizações estudadas. Tal resultado abre a perspectiva de elaborar propostas de programas de formação gerencial para atender às instituições públicas de ensino e pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The competences and management abilities necessary for the exercise of management positions in the organizations, have been the subject of studies and academic and professionals debates. In the Brazilian public organizations, this issue is gaining attention as it discusses the need to improve the quality of the expenditure in order to make public administration more effective and efficient. This work presents a study on the management abilities of managers in public institutions for Education and Research in the Paraíba Paulista Valley. From literature and documents, competences and abilities considered to be the most relevant to the exercise of management positions in public organizations were identified and a field survey was applied in order to investigate the importance and domain attributed by managers in the studied organizations to the itens obtained from literature and documents. A questionnaire to a sample of 43 managers from the 3 institutions was administered. The answers were obtained through interviews, from a semi structured questionnaire. The data collected were analyzed to identify a set of abilities with which managers have little pointed domain and at the same time, were considered important for the exercise of management positions. The results indicate that, despite the differences between the institutions researched, the number of competences considered relevant and low domain is essentially common to the organizations studied. This result opens the prospect of drawing up proposals for management training programs to meet the public institutions of education and research.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T18:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Roberto Marton da Silva.pdf: 1011321 bytes, checksum: 6a6dffc90308c4af28df4686e834690f (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent98 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectCompetências gerenciaispt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleCompetências gerenciais dos gestores de instituições públicas de ensino e pesquisa : um estudo sobre a região do Vale do Paraíba Paulistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.otherMoura Neto, Carlos dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
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