Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cabral Júnior, Jairo | pt_BR |
dc.contributor.author | Campos, Larissa Toni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T18:47:47Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T18:47:47Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3658 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Me. Jairo Cabral Junior | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Civil, Taubaté, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho traça um panorama geral das ferrovias brasileiras. Inicialmente foi necessário saber como se deu o início desse meio de transporte no mundo e como chegou ao Brasil, seu desenvolvimento ao longo dos anos e o motivo que o tornou pouco utilizado no país. Outro aspecto abordado é sobre a desestatização das ferrovias e como esse processo influenciou em seu desempenho e crescimento, como também breves características das concessionárias que operam atualmente. Posteriormente é apresentada a estrutura atual do sistema ferroviário brasileiro, mostrando suas perspectivas e limitações, priorizando sua capacidade de influenciar no desenvolvimento do país. Diante disso apresentando algumas políticas desenvolvidas pelo governo para estimular esse transporte, por fim apontando suas vantagens e desvantagens em comparação a outros modais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This paper presents an overview of Brazilian railways. Initially it was necessary to know how this mode of transportation started in the world and how it arrived in Brazil, its development over the years and the reason that made it little used in the country. Another aspect addressed is about the privatization of the railways and how this process influenced their performance and growth, as well as brief characteristics of the concessionaires that currently operate. Subsequently, the current structure of the Brazilian rail system is presented, showing its perspectives and limitations, prioritizing its ability to influence the development of the country. Given this, it presents some policies developed by the government to stimulate this transport, finally pointing out its advantages and disadvantages compared to other modes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-10T18:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000240596pdfa.pdf: 1550217 bytes, checksum: 3ec1487c2fca5114094bfd44d903d37e (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (52 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Modal ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | As ferrovias brasileiras como instrumento de desenvolvimento nacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Hemerson Máximo de | pt_BR |
dc.contributor.other | Siqueira, Alessandra Fernanda Pedroso de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
000240596pdfa.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License