Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorelli, Ademir Fernandopt_BR
dc.contributor.advisorUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Civilpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Hugo Tadeu Batistapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T23:06:15Z-
dc.date.available2020-03-12T23:06:15Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3672-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Ademir Fernando Morellipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Graduação Interdisciplinar (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Civil, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema sustentabilidade ganhou importância nas discussões empresariais nos últimos anos devido a uma série de contingências que têm afetado o planeta e, consequentemente, a vida das pessoas. Algumas industrias buscam soluções para mitigar os efeitos negativos de suas ações ao meio ambiente, por inovações sustentáveis), percebidas tanto no método de produção, quanto na criação e desenvolvimento de produtos que provoquem menor impacto ao meio ambiente. Adicionalmente, os consumidores preocupados com o destino do planeta buscam produtos, ou serviços, de indústrias que compactuam dessa preocupação. A inovação sustentável é orientada pelo mercado, regulamentações governamentais, práticas de engenharia vigente e padrão dos produtos e processos tecnológicos de um determinado setor. O presente trabalho associa esses temas à indústria, que tem realizado uma série de ações positivas na direção de reduzir o impacto ambiental de suas atividades e de seus produtos. A importância da opinião dos consumidores na inovação sustentável dessa indústria. Desta forma, com o objetivo de verificar se o consumidor final influencia na decisão de inovação sustentável. Concluiu-se com este trabalho, que as empresas ao promoverem inovações sustentáveis consideram: (i) as expectativas dos clientes, (ii) as ações dos concorrentes, (iii) a atuação dos fornecedores, e (iv) as demandas governamentais. Apesar do caráter limitado, o porte das indústrias, e sua condição de líderes na indústria em que atuam, justifica o interessante pelo trabalho ao demonstrar como essas empresas tratam a questão da inovação sustentável, bem como, qual é o papel do mercado consumidor, e dos concorrentes, neste processo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of sustainability has gained importance in business discussions in recent years due to a series of contingencies that have affected the planet and, consequently, people's lives. Some industries seek solutions to mitigate the negative effects of their actions on the environment by sustainable innovations perceived both in the production method and in the creation and development of products that have a lower impact on the environment. environment. Additionally, consumers worried about the destiny of the planet are looking for products, or services, from industries that are competing with this concern., sustainable innovation is market driven, government regulations, current engineering practice and the standard of products and technology processes of a particular industry. The present article associates these themes with industry, which has carried out a series of positive actions towards reducing the environmental impact of its activities and products. It was then questioned the importance of consumer opinion in the sustainable innovation of this industry. In this way, with the objective of verifying if the final consumer influences the sustainable innovation decision. It was concluded with this work that companies promoting sustainable innovations consider: (i) customer expectations, (ii) competitors' actions, (iii) supplier performance, and (iv) government demands. In spite of the limited character of the sample, the size of the industries, and their status as leaders in the industry in which they operate, justifies the interesting work by demonstrating how these companies deal with the issue of sustainable innovation, as well as what is the role of the consumer market , and competitors in this process.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T23:06:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 249552.pdf: 267286 bytes, checksum: ccd78c34526d50134f497ea9641290eb (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (26 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleImportância da sustentabilidade no desenvolvimento de produtos em indústrias automobilísticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherReis, Amanda de Souzapt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Hemerson Máximo dept_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental e Sanitária - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
249552.pdf261.02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons